Notícia publicada na edição 247 do Joca
O Dicionário Cambridge, um dos mais populares entre estudantes de inglês, acrescentou mais de 6 mil novos termos em sua coleção. Entre eles estão expressões que nasceram na internet e se popularizaram entre as gerações Z e Alfa, como lewk, delulu e inspo.
Segundo o Cambridge, delulu deriva de delusional (“delirante”, em português) e descreve uma pessoa que escolhe acreditar em algo irreal. Já lewk é uma variação de look (“visual”), usada para se referir a roupas ou estilos marcantes e ousados. Inspo, abreviação de inspiration (“inspiração”), é aplicada quando algo visto na internet desperta ideias ou desejos de reprodução.
Embora tenham surgido na internet, essas palavras se tornaram parte do vocabulário do dia a dia e, por isso, foram incluídas no dicionário. “Só adicionamos termos com poder de permanência. A cultura da internet está transformando a língua inglesa, e é fascinante registrar esse efeito”, explica Colin McIntosh, gerente do dicionário.
No português também
Assim como o inglês, a língua portuguesa passa por mudanças constantes, recebendo novas palavras influenciadas pela internet e cultura pop.
Alguns exemplos já incorporados ao vocabulário oficial são:
Logar: ato de se conectar a um site, sistema, rede ou plataforma digital. O termo vem do inglês login, que significa “conectar-se”.
Dorama: séries asiáticas, principalmente japonesas, coreanas e chinesas. A palavra tem origem no japonês, que adaptou o vocábulo inglês drama para dorama.
Home office: modelo de trabalho realizado em casa. Popularizado durante a pandemia de covid-19, o termo vem do inglês e significa literalmente “escritório em casa”.
Glossário
Geração alfa: nascidos a partir de 2020 e 2025.
Geração Z: nascidos entre 1995 e 2010.
Fontes: B9, Cambridge, The Guardian, A Tribuna, Academia Brasileira de Letras, Terra e G1.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.