queimada amazônia 173
Área incendiada ao lado de região preservada na Amazônia, em Rondônia, 2019. #pracegover: vista aérea de desmatamento na floresta amazônica. Crédito de imagem: Getty Images/Bloomberg Creative Photos

Em 2024, o desmatamento foi reduzido em todos os biomas do Brasil pela primeira vez desde 2019, de acordo com o monitoramento feito pelo MapBiomas divulgado em 15 de maio. Ao todo, foram desmatados cerca de 1,24 milhão de hectares (ha) — um hectare tem aproximadamente o tamanho de um campo de futebol — uma queda de 32,4% em relação ao ano anterior.

Mesmo com a redução, o Cerrado continua liderando em área desmatada, concentrando mais da metade de toda a perda de vegetação no país. “O Cerrado ainda é a principal região de expansão agrícola do país. Os dados mostram que cerca de 99,6% do desmatamento do bioma tem a ver com a abertura de áreas para pastagem e agricultura”, explica Roberta Rocha, pesquisadora do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia e coordenadora técnica da equipe Cerrado do MapBiomas.

A Mata Atlântica foi o único bioma a apresentar estabilidade nos números de desmatamento. De acordo com os pesquisadores, os eventos climáticos extremos tiveram impactos significativos na perda de vegetação nativa desse bioma. “O aumento de 70% na área de vegetação nativa perdida no Rio Grande do Sul e de 94% no Rio de Janeiro estão diretamente relacionadas a esses eventos”, afirma Natalia Crusco, pesquisadora da equipe Mata Atlântica do MapBiomas. Segundo ela, se não fosse pelo clima, a Mata Atlântica teria reduzido seu desmatamento em 20%.

Raio X dos desmatamentos

As principais descobertas do levantamento do MapBiomas.

Qual bioma teve mais áreas desmatadas?

Pelo segundo ano seguido, o Cerrado foi o bioma com maior área desmatada no Brasil. Em 2024, foram 652.197 hectares, o que representa 52,5% de todo o desmatamento registrado no país.

Quais estados mais desmataram?

A região conhecida como Matopiba (Tocantins e partes do Maranhão, Piauí e Bahia) foi responsável por 75% do desmatamento no Cerrado e cerca de 42% da perda total de vegetação nativa no país. Apesar da grande participação, essa área teve uma redução de 40% em relação a 2023.

Qual bioma mais perdeu vegetação nativa? 

A Mata Atlântica é o bioma com maior proporção de vegetação já desmatada no Brasil. Em 2024, o desmatamento se manteve estável após uma queda de quase 60% em 2023 (de 29.721 para 13.212 hectares).

Como foi o desmatamento nas Terras Indígenas?

Em 2024, dois terços das Terras Indígenas (TIs) do Brasil não tiveram nenhum registro de desmatamento. Somente 33% das TIs apresentaram algum evento de perda de vegetação nativa, uma redução de 24% em relação a 2023. Isso representa apenas 1,3% de todo o desmatamento no país.

O tamanho do desmatamento em cada bioma

(áreas desmatadas, em hectares, em 2024)

Cerrado – 652.197 ha

Amazônia – 377.708 ha

Caatinga – 174.511 ha

Pantanal – 23.295 ha

Mata Atlântica – 13.472 ha

Pampa – 896 ha

Fonte: MapBiomas.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido