Matéria publicada na edição 245 do jornal Joca
No dia 14 de julho, foi lançado, em Nova York, o relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2025. É a décima edição do balanço anual da entidade, que tem como propósito entender o que os países têm feito para cumprir a promessa que firmaram de conquistar os 17 ODS até 2030 (conheça os objetivos na tabela).
Avanços reais foram conquistados em algumas áreas. Por exemplo, esforços coordenados reduziram o impacto de doenças infecciosas como HIV e malária ao redor do mundo. O acesso à energia elétrica continua em expansão e, cada vez mais, fontes de energias renováveis (como solar e eólica) estão sendo usadas.
Entretanto, outras questões não evoluíram muito. As mudanças climáticas provocadas pela humanidade não estão sendo combatidas como o esperado. Estima-se que, atualmente, a temperatura média do planeta esteja entre 1,34ºC e 1,41ºC (graus celsius) acima dos níveis pré-industriais — ou seja, antes de o mundo ter tantas máquinas e indústrias, emissoras de gases que provocam o aquecimento global. Além disso, 2024 foi o ano mais quente dos últimos 175 anos.
Depois da divulgação do relatório, as atenções estão ainda mais concentradas na Conferência das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém (PA), em novembro. O encontro de 198 nações tem como objetivo viabilizar as ações de combate às mudanças climáticas e ajudar a garantir os ODS. A principal negociação será sobre financiamento, ou seja, como países e cidades conseguirão dinheiro para as medidas propostas.
Conheça os 17 ODS
Em 2015, 193 países, incluindo o Brasil, concordaram em trabalhar para cumprir 17 objetivos estabelecidos em conjunto até 2030. Esse compromisso mostra que os governos devem erradicar a pobreza, proteger o meio ambiente e muito mais. Porém, faltando cinco anos para o prazo determinado, ainda há muito o que fazer. Conheça os ODS:
Fontes: ONU e COP30.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.