Crédito de imagem: Franco Origlia/Getty Images

Quem elege o novo pontífice são os cardeais da Igreja Católica. Eles votam e podem ser votados em um ritual chamado conclave, que começa nove dias após a morte do papa e pode durar longos períodos. Os cardeais se reúnem na Capela Sistina, no Vaticano, na Itália. Esse ritual acontece desde o século 11, mas foi formalizado pela primeira vez com regras específicas no século 13. Desde então, já sofreu inúmeras modificações. Veja como funciona o conclave hoje:

Quem pode ser papa?

Qualquer homem católico batizado, mas, desde 1455, apenas cardeais são escolhidos.

Quem são os cardeais? 

Cardeal é um posto da Igreja Católica. Acima dos cardeais há apenas o pontífice, o líder máximo; abaixo, os bispos. Os cardeais são responsáveis pela eleição de um novo papa e são seus colaboradores e conselheiros mais próximos.

Cardeais reunidos

Atualmente, 138 cardeais estão aptos para votar (abaixo de 80 anos). Eles estão em todo o mundo e viajam para o Vaticano para participar do conclave. O Brasil tem oito cardeais que podem participar e ser eleitos.

A votação

Os cardeais permanecem isolados na Capela Sistina. Durante todo o período de votação, que pode durar dias, eles não podem usar celular nem computador ou manter qualquer contato externo.

Antes da votação, depois de os cardeais tomarem seus lugares, é feito um sorteio para definir nove responsáveis por algumas funções:

3 escrutinadores: fazem a contagem dos votos.

3 revisores: conferem a contagem.

3 infirmarii: recolhem votos dos que não podem permanecer na capela por motivo de doença.

São realizadas até quatro votações diárias. Para ser eleito, um candidato precisa de dois terços dos votos.

A fumaça

Ao fim de cada contagem, os papéis com os votos são queimados. Se o papa tiver sido eleito, uma fumaça branca sairá da chaminé da Capela Sistina. Caso contrário, a fumaça será escura (um composto químico é queimado com as cédulas, para que a fumaça saia com essa cor).

Habemus Papam

O anúncio público de quem foi escolhido sempre é feito citando esse termo em latim: Habemus Papam, que significa, em tradução livre, “temos papa”. O novo pontífice é apresentado na sacada da Basílica de São Pedro, onde concede a primeira bênção ao mundo.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido