Por uma decisão do Comitê Olímpico Internacional (COI), novas cinco modalidades esportivas oficialmente farão parte dos Jogos Olímpicos de 2028. São elas: críquete, flag football, squash, beisebol/softbol e lacrosse. Alguns esportes da lista lutavam há anos por um lugar na Olimpíada; outros já haviam feito parte da competição em edições anteriores. As modalidades serão disputadas nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, nos Estados Unidos. Saiba mais sobre cada uma.


#pracegover: jogadora está em campo segurando um taco de beisebol. Ela veste uniforme cor-de-rosa com detalhes em branco e preto e usa um capacete rosa para cobrir a cabeça. Crédito de imagem: Brian Bahr/Getty Images

CRÍQUETE 

Com origem bastante antiga, no século 12, na Inglaterra, o críquete é um jogo de tacos e bola. As equipes são formadas por 11 jogadores cada. As partidas acontecem em um campo gramado oval, cortado ao meio por um corredor de 20 metros de comprimento por 3,6 metros de largura, chamado pitch. Com o início do jogo, o arremessador tenta derrubar as três estacas (wickets) do adversário, localizadas nas extremidades do corredor. O rebatedor deve impedir que isso ocorra, usando um taco para arremessar a bola para longe; se conseguir, ele pode fazer uma corrida entre os dois extremos do espaço de jogo. Caso as estacas sejam derrubadas, ele é eliminado.

A partida termina quando os dez rebatedores (de cada time) são excluídos ou quando se chega a 20 ou 50 turnos (um turno equivale a seis lançamentos de bola) para cada equipe — isso varia de acordo com a competição. Nesse caso, vence o time com mais corridas realizadas. Na Olimpíada de 2028 será executada a modalidade do esporte chamada twenty20 (T20, com 20 turnos), a versão mais rápida. Embora só tenha sido adicionado agora à lista de modalidades olímpicas, o críquete é considerado o segundo esporte mais popular do mundo, em especial na Índia, Paquistão, África do Sul e Austrália.


#pracegover: duas jogadoras, uma com calça, camiseta e capacete cor-de-rosa e outra com as roupas em verde, estão em um gramado disputando uma partida de críquete. Crédito de imagem: Dan Istitene/Getty Images

BEISEBOL/SOFTBOL 

O beisebol, famoso jogo com tacos em um campo em formato de diamante, integrou os esportes olímpicos de 1992 a 2008, retornando em 2021, nos Jogos de Tóquio. Fora da Olimpíada de Paris 2024, a modalidade volta para a edição em Los Angeles. O objetivo da disputa (que surgiu pela primeira vez na Inglaterra, em 1749, antes de se popularizar nos Estados Unidos) consiste em pontuar após rebater a bola com um taco e correr pelas bases do campo. Nos Jogos Olímpicos, o softbol é a modalidade do beisebol que inclui atletas mulheres, uma vez que, nessa competição, o beisebol aceita apenas homens. As diferenças entre as categorias incluem o número de jogadores de cada time, tamanho do campo e algumas regras.

FLAG FOOTBALL 

Flag football é uma versão do futebol americano com menos contato físico e mais fácil de jogar. Para impedir o movimento dos adversários, os jogadores precisam arrancar uma faixa presa na cintura dos integrantes do time oposto. De acordo com alguns registros históricos, o flag surgiu em 1940, quando militares dos Estados Unidos resolveram jogar uma versão de futebol americano com menos contato físico durante a Segunda Guerra Mundial. Assim, a modalidade é mais focada em movimentos ágeis, mantendo as regras básicas do esporte tradicional: passes, touchdowns etc. Nos Jogos Olímpicos, o flag football será disputado com cinco jogadores em cada equipe.


#pracegover: dois jogadores estão correndo em campo. O que está de uniforme amarelo está com uma bola na mão e o outro, com a roupa verde, tenta recuperá-la. Crédito de imagem: Brent Just/Getty Images

LACROSSE 

Assim como no futebol, o objetivo do lacrosse é acertar a bola no gol do adversário. Nesta modalidade, no entanto, a bola de borracha é levada pelo campo por tacos com redes na ponta, com as quais os jogadores passam e lançam a bola durante a partida. O esporte tem de cinco a seis integrantes em cada equipe, que usam acessórios de proteção, uma vez que se trata de uma disputa com bastante contato físico. O jogo é originário de povos indígenas norte-americanos do século 12. 


#pracegover: dois jogadores seguram tacos de lacrosse em campo. Ao fundo, uma multidão assiste à partida. Crédito de imagem: Mitchell Leff/Getty Images)

SQUASH 

Similar ao tênis, o squash consiste em rebatidas na bola com a raquete por dois oponentes. No entanto, não há rede — ambos os adversários jogam a bola contra uma parede, e pontua quem fizer um lance que o outro jogador não consiga rebater. A raquete do squash é um pouco maior do que a do tênis, e a partida é realizada em um ambiente fechado com quatro paredes. A origem do jogo remonta ao século 18, em Londres, quando prisioneiros batiam bolas contra as paredes das celas.


#pracegover: jogadora, com saia, boné e regata vermelha, segura uma raquete.

FONTE: OLYMPICS.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 227 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido