No Dia do Rap Nacional, conheça o vídeo da música “Eu Acredito”, feito por rappers mirins do UniVersos.
por Joanna Cataldo
Um rap feito por crianças e adolescentes de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, está fazendo sucesso na internet. Com versos que tratam respeito à diversidade e importância da educação, o vídeo da música “Eu Acredito” já foi visualizado mais de um milhão de vezes nas redes sociais.
“Eu não esperava que o clipe fosse fazer tanto sucesso”, afirma o jovem cantor Rhyan A., de 12 anos. “Achava que só as pessoas que nos conheciam assistiriam. Nunca imaginei que o Brasil inteiro veria.”
Rhyan é um dos integrantes do UniVersos, grupo formado nas oficinas de rap do CEU das Artes Aristides dos Santos. Ministradas pelo rapper Robertinho Filho, as aulas têm mais de 20 alunos, de 6 anos a 14 anos. Nos encontros, além de aprender características típicas do rap, como ritmo e improviso de rimas, os participantes discutem como podem ser cidadãos melhores no dia a dia. “Nós conversamos sobre como eles estão na escola e em casa. Acreditamos que temos que cantar sobre o que vivemos”, diz o rapper.
A música “Eu Acredito”, por exemplo, surgiu a partir das lições aprendidas na oficina. Antes de ir para o estúdio e gravar o clipe, os alunos fizeram uma sessão de rimas improvisadas, na qual cada um contribuiu um pouco. “Eu fiz algumas questões a eles: ‘Por que vocês vieram aqui?’; ‘o que acham que está ruim na vida?’; ‘o que pode melhorar?’”, conta Robertinho. “Eles respondiam, e eu ia anotando as palavras deles. Em seguida, transformamos tudo em rimas. Eu perguntava: ‘O que rima com essa palavra?’, e eles respondiam.”
Para o integrante Ruan C., de 12 anos, o sucesso do vídeo se deve justamente à letra, que, segundo ele, procura “tocar as pessoas”. “Nós tentamos passar uma mensagem positiva. Eu aprendi muito fazendo esse rap”, afirma o jovem, que participa da oficina desde 2016 e não pensa em abandonar as rimas. “Quero ser rapper quando crescer. Acho que temos que continuar a fazer esse trabalho.”
Outros jovens rappers
Cypher Kidz
Grupo formado por rappers entre 11 anos e 16 anos. Uma das integrantes é a MC Soffia, que se apresentou na Olimpíada do Rio, em 2016.
Mc’s Pela Educação
Neste projeto social, crianças e jovens cantam raps que falam sobre a importância da educação. A iniciativa já impactou mais de 300 mil pessoas.
Matéria originalmente publicada na seção Em Pauta da edição 116 do Jornal Joca.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.