#pracegober: vista aérea de parte de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Crédito de imagem: Jefferson Bernardes/Getty Images

No dia 10 de janeiro, a Organização Mundial de Meteorologia (OMM), que reúne dados de seis instituições científicas globais, confirmou que o ano de 2024 foi o mais quente já registrado no planeta. Pela primeira vez, a média da temperatura da superfície da Terra superou em 1,55ºC (grau Celsius) a média registrada entre 1850 e 1900. 

Essa constatação é preocupante porque há um consenso entre os cientistas de que o aquecimento global não pode ultrapassar, até 2030, o limite de 1,5ºC acima da temperatura média da era pré-industrial (ou seja, antes de 1850) — este seria o patamar máximo para manter as condições de vida na Terra. Em 2015, 196 países assinaram o Acordo de Paris, reconhecendo esse limite e assumindo o compromisso de conter o aquecimento global. 

O forte calor é um dos efeitos mais evidentes das mudanças climáticas, que causam eventos extremos cada vez mais frequentes e intensos, como as enchentes no Rio Grande do Sul, as secas na Amazônia e os incêndios em Los Angeles, nos Estados Unidos (EUA). “A história do clima está se desenrolando diante de nossos olhos. Não tivemos apenas um ou dois anos de recordes, e sim uma série de dez anos. Isso foi acompanhado por condições climáticas extremas e devastadoras, aumento do nível do mar e derretimento de gelo”, disse a secretária-geral da OMM, Celeste Saulo, durante a divulgação dos dados.

AINDA DÁ TEMPO 

Para a Organização das Nações Unidas (ONU), a meta de temperatura de longo prazo (até 2030) do Acordo de Paris ainda não é inalcançável, mas corre sério risco de não ser cumprida. “É preciso agir já”, disse o secretário- -geral da entidade, António Guterres, sobre os dados divulgados em janeiro. Em novembro deste ano, representantes de mais de 190 países se encontrarão em Belém, no Pará, na Conferência das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas (COP), o evento anual mais importante para discutir medidas de combate ao aquecimento global. Será a trigésima reunião sobre o assunto e a primeira realizada no Brasil. A expectativa é de que na COP30 sejam definidos esforços concretos para alcançar a meta estabelecida no Acordo de Paris.

Glossário

ACORDO DE PARIS – Tratado internacional envolvendo 196 países para combater as mudanças climáticas. Foi assinado em 2015, durante a 21ª Conferência das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas (COP21). O acordo entrou em vigor em 2016.

FONTE: ONU.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido