Equipamento também carregava material vegetal para um experimento científico
A empresa alemã The Exploration Company (TEC) anunciou que está investigando a perda da cápsula Nyx, que foi ao espaço levando cinzas humanas e material vegetal. O módulo deu duas voltas na órbita da Terra e retornou em seguida, mas perdeu comunicação com a empresa durante o regresso e caiu no Oceano Pacífico.
A TEC é responsável pelas missões espaciais da Celestis, empresa dos Estados Unidos especializada em enviar ao espaço cinzas ou amostras de DNA — como fios de cabelo — de pessoas ou animais, como forma de homenagem póstuma. Essas viagens podem custar até 50 mil dólares, o equivalente a cerca de 270 mil reais.
Lançada em 23 de junho, a cápsula Nyx levava os restos mortais de 166 pessoas. Junto com eles, também foram enviados ao espaço materiais vegetais, como parte de um experimento científico que buscava entender os efeitos da microgravidade nesses compostos — simulando como eles se comportariam em um ambiente parecido com o de Marte.
Segundo a TEC, O desaparecimento da cápsula ocorreu por volta dos 26 quilômetros de altitude, pouco antes da abertura dos paraquedas, quando o módulo reentrava na atmosfera terrestre. A empresa montou uma equipe de investigação independente para apurar o ocorrido e prestar esclarecimentos a clientes, investidores e funcionários.
Segundo o CEO da Celestis, Charles M. Chafer, essa foi a primeira vez que um incidente inesperado como esse ocorreu. Além disso, ele declarou que acha pouco provável que as partes da cápsula sejam recuperadas.
Em uma publicação no LinkedIn, a TEC pediu desculpas aos clientes pelo acontecido.
Fonte: Folha de S.Paulo e New York Post
Glossário
Microgravidade: É uma condição em que a força da gravidade é muito menor do que na Terra, fazendo com que objetos e pessoas fiquem em estado de aparente ausência de peso. Ela ocorre, por exemplo, no espaço, quando uma nave está em órbita e tudo dentro dela parece flutuar.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.