Evento de tecnologia é um dos maiores do mundo
Foi realizada, entre os dias 27 e 31 de março, em Brasília (DF), a Campus Party (CPBSB6), um dos maiores eventos de tecnologia do mundo. Neste ano, a feira trouxe novidades, palestras e concursos envolvendo temas como cultura maker, educação e empreendedorismo. A edição teve parceria com a Secretaria de Tecnologia, Ciência e Inovação do Distrito Federal.
Essa foi a sexta passagem do evento por Brasília, que recebeu mais de 140 mil visitantes durante os cinco dias de exposição. A Campus Party acontece em edições estaduais e nacionais, com o próximo encontro nacional marcado para começar no dia 9 de julho, em São Paulo.
CAMPEONATOS NA CPBSB6
A feira apresentou concursos de cosplay, como o Desfile Cosplay Anime Summit e a Seletiva da Liga Brasileira de Cosplay. Já no evento Game Jam, equipes tiveram tempo limitado para desenvolver um game do zero. No RoboCore, robôs disputaram lutas dentro de um ringue. Já na Olimpíada de Ciências, Tecnologia e Engenharia Nuclear, durante três dias, estudantes tiveram que resolver diversos desafios com experimentos e resolução de problemas.
PRINTER CHEF: COMPETIÇÃO DE COMIDA FEITA POR IMPRESSORA 3D
Durante o evento, ocorreu a Printer Chef, competição que desafia estudantes de gastronomia a elaborar pratos usando impressoras 3D. Para disputar a modalidade, que é a primeira com alimentos bioimpressos do mundo, os cozinheiros passaram por um processo seletivo.
Como funciona uma impressora 3D?
Assim como uma impressora convencional, o equipamento imprime todos os pedaços de um objeto em uma superfície até que ele se forme por inteiro. Para isso, utiliza diferentes materiais, como plástico e vidro. No caso de alimentos, outros ingredientes são colocados na máquina em recipientes parecidos com cartuchos de tinta.
Glossário
CULTURA MAKER: hábito de construir, modificar e inovar objetos e outras criações.
Esta matéria foi originalmente publicada na edição 221 do jornal Joca.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.