Resgate algumas brincadeiras e divirta-se 

A brincadeira é uma necessidade do ser humano em qualquer idade, porém na infância deve ser vista não apenas como diversão, mas também como uma possibilidade de desenvolver as potencialidades da criança. É uma forma de interagir com o mundo e descobri-lo, de construir valores e experimentar sensações. A professora do curso de Pedagogia da Universidade Cidade de São Paulo, Maria Heloisa Aguiar da Silva, explica que o ato de brincar é, sempre, um momento de aprendizagem.

Tanto o brinquedo, quanto o jogo e a brincadeira são fundamentais e importantes para o crescimento das crianças. O brincar e o jogar são formas de expressão e comunicação que os seres humanos possuem desde o nascimento.

“Como formas de expressão da cultura de um povo, os jogos, os brinquedos e as brincadeiras sofrem modificações ao longo da história. Brinquedos altamente sofisticados e tecnologicamente avançados, espaços urbanos fechados e pequenos, o tempo escasso, entre outros, são elementos que contribuem para entendermos as mudanças dos brinquedos e das formas de brincar”, explica a professora Maria Heloisa.

Com a tecnologia moderna, muitos aspectos importantes para o desenvolvimento global da criança vêm se perdendo. Assim, há que se resgatar as brincadeiras e jogos de outros tempos, permitir que as crianças brinquem mais livremente, utilizar materiais reciclados.

Um bom começo é o diálogo entre pais e filhos, avós e netos, para que possam conhecer e trocar informações sobre os jogos e as brincadeiras tradicionais, bem como os atuais, possibilitando assim, momentos de interação e harmonia.

Veja algumas atividades que podem ser realizadas com as crianças:

CABRA-CEGA

Escolhe-se uma das crianças para ser a cabra-cega. Coloca-se uma venda em seus olhos, alguém faz com que ela dê vários giros e pede-se que ela tente tocar ou segurar alguma das outras crianças participantes. Quem ela conseguir tocar ou segurar primeiro, será a próxima cabra-cega. A norma tem que ser combinada antes, se é só tocar ou tem que agarrar. A brincadeira deve ser realizada em um espaço pequeno e livre, com poucos obstáculos para que não haja acidentes e machucados.

ESCONDE A PEIA

Uma das crianças esconde qualquer objeto, enquanto as outras fecham os olhos para não ver onde foi colocado. Depois, todas passam a procurá-lo. Para conseguir pistas, vão perguntando a quem escondeu: “estou quente ou estou frio?”. Se estiver próximo ao esconderijo, a resposta será “está quente!”. Se estiver distante, “está frio!”. Quem escondeu também segue dando dicas, como “está esquentando” ou “está esfriando” de acordo com a proximidade ou distância do objeto escondido. Quando alguém chega muito perto, quem escondeu grita “está pegando fogo!”. E se estiver muito longe, “está gelado!”. A criança que achar o objeto escondido será a próxima a escondê-lo.

STOP ou ADEDONHA

A brincadeira pode ter qualquer número de participantes. Precisa-se apenas de papel e caneta (ou lápis). Faz-se uma lista ou quadro com 11 colunas e acima de cada uma coloca-se um dos seguintes itens: nome de pessoa, lugar, animal, cor, marca de carro, artista, fruta, verdura, flor, objeto e filme. Sorteia-se uma letra e marca-se um tempo máximo (dois ou três minutos). Cada participante terá que preencher todos os itens com palavras iniciadas pela letra sorteada. Exemplo: se a letra sorteada for A, no item “nome” pode-se colocar “Ana”.

 

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (11)

  • marina

    3 anos atrás

    que legal gostei muito das brincadeiras mas eu gostei mas do stop ]

  • yasmin

    3 anos atrás

    E legal passar o tempo todo com os pais

  • Rebeca Gabrielly Araujo Izidoro

    3 anos atrás

    Brincadeira. Muito Brincadeira muito legal

  • Livia Jacintho Albino

    3 anos atrás

    q lgl prof =3

  • bruno

    3 anos atrás

    gostei da cabra cega

  • Bruno Lopes Silva

    3 anos atrás

    Brincadeiras muito legal

  • Henzo Morais de Jesus

    3 anos atrás

    Minha vô vive nos chamando pra brincar na rua de Queimada, Cobra Cega e outras brincadeiras dessas.

  • Miguel souza matias dos santos

    3 anos atrás

    gostei muito das brincadeiras.

  • miguel souza matias dos santos

    3 anos atrás

    gostei muito das brincadeiras

  • juan

    3 anos atrás

    é legal

  • juan

    3 anos atrás

    eu achei legal

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido