Esta matéria foi originalmente publicada na edição 230 do jornal Joca
A economia brasileira cresceu 2,5% entre junho de 2023 e junho de 2024, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no dia 3 de setembro. A ascensão colocou o país em sexto lugar no ranking das economias do G20 que mais cresceram em 2024. O Produto Interno Bruto (PIB), que soma todas as riquezas de determinada nação, chegou a 2,9 trilhões de reais.
O crescimento do último ano surpreendeu especialistas e até o Fundo Monetário Internacional (FMI), que esperava um aumento de 2,1%.
O PIB é calculado levando em consideração as atividades produtivas. A alta do PIB brasileiro foi impulsionada pelo setor de indústrias, que cresceu 2,6%, com destaque para eletricidade, gás, água, esgoto e atividades de gestão de resíduos. O setor de serviços, que engloba atividades financeiras, comércio, transporte e saúde, entre outros, também teve elevação de 2,6%. Diferentemente dos últimos trimestres, o agronegócio permaneceu estável, sem crescimento.
Outros fatores também influenciam na economia, como a taxa de desemprego. Em março, ela chegou ao menor nível já registrado em um trimestre: 6,8% (7,4 milhões de pessoas sem ocupação), ou seja, mais cidadãos estão gerando riqueza para o país.
OS DEZ PAÍSES DO G20 QUE MAIS CRESCERAM NOS ÚLTIMOS 12 MESES*
íNDIA 6,7%
INDONÉSIA 5,05%
ESTADOS UNIDOS 2,8%
CHINA 4,7%
BRASIL 2,5%
RÚSSIA 4%
TURQUIA 2,5%
COREIA DO SUL 2,3%
CANADÁ 2,1%
MÉXICO 2,1%
VOCÊ CONHECE O G20?
Apesar do nome, o “Grupo dos Vinte” é atualizado constantemente com a entrada de novos membros. Hoje, o G20 reúne 19 países e dois blocos de nações com as maiores economias do mundo.
FONTES: IBGE, G20, BBC, CNN E VALOR ECONÔMICO.
Esta matéria foi originalmente publicada na edição 230 do jornal Joca
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.