Filme ainda concorre com produções de outros países pela vaga na categoria Melhor Filme Internacional
A Academia Brasileira de Cinema anunciou nesta segunda-feira, 15 de setembro, que o filme O Agente Secreto (classificação indicativa 16 anos), do diretor Kléber Mendonça Filho, será o representante brasileiro na disputa por uma vaga no Oscar 2026 na categoria Melhor Filme Internacional.
Protagonizado pelo ator Wagner Moura, o filme é ambientando em 1977, durante a ditadura militar. Ele conta a história de Marcelo, um professor universitário que volta a Recife, no Pernambuco, para reencontrar o filho caçula e recomeçar a vida.
A escolha de O Agente Secreto para representar o Brasil não garante sua indicação ao Oscar. O longa ainda disputará com produções de diversos países uma das cinco vagas na lista final.
No entanto, a boa repercussão que vem conquistando no meio cinematográfico pode ajudar. Isso porque mesmo antes da estreia no circuito internacional, o filme já acumula importantes premiações, incluindo os prêmios de Melhor Diretor e Melhor Ator no Festival de Cannes, uma das premiações mais importantes do cinema mundial.
O Oscar será realizado em 15 de março de 2026, enquanto a estreia de O Agente Secreto nos cinemas brasileiros está marcada para 6 de novembro deste ano. Já a primeira lista, com os 15 filmes pré-selecionados para disputar as vagas finais na categoria de Filme Internacional, será divulgada em dezembro.
Cada país escolhe só um filme
O filme precisa seguir algumas regras
Quem faz a escolha
Onde o filme pode passar
Fontes: G1 e Agência Brasil
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.