O pensamento crítico pode ser entendido como um conjunto de habilidades que incluem a capacidade do indivíduo de argumentar sobre o que pensa, ponderar sobre argumentos alheios, identificar problemas e solucioná-los, além de refletir sobre seus próprios valores e sobre o mundo. Professores e outros profissionais da área da Educação se questionam sobre como desenvolver o pensamento crítico dos estudantes, considerando que ele deve ser estimulado desde a infância. A escola, sem dúvida, tem um papel fundamental nesse processo.
Mas como desenvolver o pensamento crítico na escola?
O exercício da leitura é primordial quando se fala em estimular o pensamento crítico. Então, planejar atividades para desenvolver a leitura frequente da criança ou do adolescente é essencial. Uma boa estratégia para isso é criar propostas que envolvam a leitura de jornal.
Os jornais apresentam realidades de diversas partes do planeta, ampliando o conhecimento de mundo dos estudantes. Trazem fatos atualizados todos os dias, permitindo que os leitores acompanhem as mudanças na sociedade e se mantenham informados. Além disso, a leitura de jornal é uma estratégia que instiga a curiosidade dos mais jovens e auxilia no desenvolvimento da capacidade de argumentação, trazendo insumos para que o leitor construa sua própria visão de mundo e possa comunicá-la.
Na escola, sugerir atividades para desenvolver a leitura a partir de matérias de jornal é uma boa opção de contato com diversos gêneros textuais da esfera jornalística: notícias, reportagens, artigos de opinião, notas, crônicas, entrevistas, imagens, charges. Aproximar-se de gêneros variados é o primeiro passo para aprender a diferenciá-los e interpretá-los, distinguindo o que é opinião e o que é fato. Atividades de leitura também são essenciais para o desenvolvimento da escrita e da oralidade .
–Estratégias educacionais envolvendo leitura de jornal
Seguem abaixo dicas para você desenvolver o pensamento crítico dos estudantes por meio de atividades que incluam a leitura de jornal.
A partir do jornal, duas estratégias descontraídas e estimulantes são as rodas de comentários sobre notícias e os debates que podem ser propostos a partir de temas selecionados por você. Já pensou em dar a oportunidade de seus estudantes folhearem o jornal livremente e escolherem uma ou duas notícias para discutir com a turma? É uma excelente oportunidade de desenvolver a escuta ativa e a percepção de diferentes pontos de vista a partir de assuntos que interessam a eles. Essa pode ser uma atividade semanal e você pode propor, por exemplo, que em todo início de semana alguns estudantes tragam notícias lidas no fim de semana para debater com os colegas!Atividades criadas a partir da leitura de jornal apresentam ótimas oportunidades de desenvolver o pensamento crítico dos estudantes. São momentos para adquirir conhecimentos que acompanharão os jovens pela vida toda. O Joca é um jornal destinado ao público infantojuvenil e pode ser um grande aliado nessa empreitada de informar e formar crianças e adolescentes de forma consciente e crítica. Confira as novidades!