Desde julho, a bandeira pirata da animação japonesa One Piece está sendo utilizada como símbolo de protesto na Indonésia. Segundo a BBC, dezenas de vídeos foram postados nas redes sociais mostrando a população erguendo o símbolo do anime como crítica ao governo. 

Tudo começou quando o presidente Prabowo Subianto pediu aos cidadãos que erguessem a bandeira nacional em moradias, veículos e espaços públicos para comemorar a independência do país, que completa 80 anos, em 17 de agosto. 

Em vez disso, os indonésios ergueram a Jolly Roger — a clássica bandeira pirata, geralmente preta e estampada com uma caveira sobre ossos cruzados. No anime, porém, o símbolo ganhou um chapéu de palha, marca registrada do protagonista Monkey D. Luffy.

Moradores do país disseram à BBC que, assim como os piratas da série erguem a bandeira como símbolo de liberdade contra o governo, eles a levantaram para mostrar que “amam a Indonésia, mas não concordam plenamente com suas políticas”.

A insatisfação popular com o governo é resultado da atual situação econômica do país e se intensificou após Prabowo assumir o cargo, centralizando cada vez mais o poder. Segundo o secretário de Estado, Prasetyo Hadi, o presidente “não tem objeções” ao uso das bandeiras como “expressão criativa”.

One Piece

Publicado pela primeira vez como mangá em 1997, One Piece foi criado por Eiichiro Oda e se tornou uma das franquias mais populares do mundo — até hoje, já vendeu mais de 520 milhões de exemplares. O anime é exibido na TV desde 1999 e tem mais de 1.100 episódios. 

Fontes: G1, BBC, Folha de S.Paulo e ABC News

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido