#pracegover: foto em preto e branco de Machado de Assis. Ele usa camisa clara, terno escuro e óculos de grau

Machado de Assis é considerado por muitos o maior escritor da história do Brasil. Ele viveu entre 1839 e 1908, no Rio de Janeiro, e publicou diversos livros sobre a sociedade brasileira e com personagens complexos, que acabaram ficando muito famosos.

JUVENTUDE 

Joaquim Maria Machado de Assis veio de uma origem humilde, era descendente de escravos, por isso não teve condições de frequentar a escola regularmente. Ainda assim, encontrou o próprio jeito de estudar. Publicou o primeiro texto literário aos 15 anos, no jornal Periódico dos Pobres, e não parou mais. Seu livro de estreia, de poesias, foi Crisálidas, de 1864. O primeiro romance veio em 1872, com Ressurreição.

CURIOSIDADES 

  • Escreveu diversas peças de comédia.
    • Trabalhou como jornalista e publicou reportagens com pseudônimos, como Vitor de Paula e Lara.
    • Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras e seu primeiro presidente.
    • Participou do primeiro campeonato de xadrez do Brasil.
    • Tinha gagueira e epilepsia.

PRINCIPAIS OBRAS

MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS 

Imagine uma história narrada por alguém que já morreu. Esta é a ideia por trás do livro, que recria o personagem Brás Cubas contando sobre a própria vida. É do clássico que vem uma das dedicatórias mais criativas da literatura: “Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas”.

DOM CASMURRO 

Bentinho é um jovem superprotegido e um tanto quanto mimado. Ele conhece Capitu, uma menina esperta e sagaz. Os dois se apaixonam perdidamente, mas o amor começa a correr perigo quando o rapaz passa a desconfiar de que Capitu está mentindo para ele. O fim é tão trágico que Bentinho se torna um senhor carrancudo e recebe o apelido de Dom Casmurro.

O ALIENISTA 

Uma das obras mais divertidas de Machado. O Dr. Simão Bacamarte, médico renomado, decide estudar as doenças mentais e constrói um hospício. Só que ele começa a ver sinais de loucura em praticamente todo mundo, internando pessoas por qualquer comportamento fora do comum. A situação foge do controle, a cidade se revolta, e a própria noção de sanidade é questionada.

QUINCAS BORBA 

Neste livro, o personagem Rubião recebe uma herança milionária, porém só tem direito a ela sob a condição de cuidar do cachorrinho de estimação do falecido, chamado Quincas Borba. Rubião se muda para o Rio de Janeiro, onde conhece Sofia e Cristiano Palha, que vão fazer de tudo para roubar o dinheiro.

FONTES: ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS, ESTADÃO, BRASIL DE FATO, BRASIL ESCOLA E GALILEU.

FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL/WIKIMEDIA COMMONS, GETTY IMAGES/ISTOCKPHOTO, DAN CRISTIAN PADURE/UNSPLASH, ANNIE SPRATT/UNSPLASH E GETTY IMAGES

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido