Entre os diversos povos indígenas no Brasil existem crenças sobre a origem do universo, do planeta e de tudo que o habita. São histórias com muita influência na maneira como eles vivem, pois, a partir delas, surgiram muitos de seus mitos, folclores, ritos, regras e comportamentos. Na cosmologia dos povos originários, que é muito ampla (há diversas histórias e versões contadas), há espíritos, divindades, heróis e grande participação de elementos da natureza. Confira algumas delas.

Por Larissa Mariano

POVOS MACUXI 

A ORIGEM DO MUNDO NO MONTE RORAIMA 

Para os macuxi, que habitam uma região na fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana, Makunaima é uma entidade sagrada, guardiã do monte Roraima, considerado o berço da humanidade. Segundo as crenças, Makunaima nasceu do encontro do Sol com a Lua durante um eclipse. No monte havia uma árvore gigante, que chegava ao céu, e dela nasciam todos os frutos existentes. Quando Makunaima cortou o tronco da planta, deu origem a todas as outras espécies frutíferas do planeta. Além disso, o monte é considerado um “coração que sangra”, já que lá acontece o encontro de vários rios. Segundo as memórias do povo macuxi, o local abriga todos os espíritos de pajés (curandeiro ou líder espiritual de uma tribo indígena), que, quando morrem, voltam à Terra, transformando-se em cristais. 

FONTES: UFAM, FOLHA DE S.PAULO, REVISTA CRIOULA E POVOS INDÍGENAS DE RORAIMA.

POVOS TENEHARA-GUAJAJARA 

OS GÊMEOS CRIADORES MAÍRA-IRA E MUCURA-IRA 

Há diversos seres sobrenaturais, chamados de karowara, que fazem parte dos ritos deste povo. Entre eles, seres criadores como Maírapai, um poderoso pajé, e os gêmeos Maíra-ira e Mucura-ira — os mais importantes na cosmologia dos tenehara-guajajara, que combina características das crenças tupi-guarani e de outros povos indígenas. Conta a história que a mãe de Maíra-ira, ainda grávida, perdeu-se em busca de Maíra-pai e, em sua procura, foi guiada pela criança, de origens divinas, que carregava no ventre. A mãe acaba ficando grávida, ao mesmo tempo, de Mucuraira. Os gêmeos nascem com a capacidade mágica de adquirir diferentes formas, enfrentando inimigos em toda sua trajetória. 

FONTES: POVOS INDÍGENAS NO BRASIL, UFAM, ABANT E TERRAS INDÍGENAS NO BRASIL E UFRJ.

POVOS TUPI-GUARANI 

OS HOMENS VIERAM DO BARRO 

Os povos tupi-guarani acreditam que a criação de tudo começou com Nhamandú (ou Nhanderuvuçu), um demiurgo (divindade criadora) que surgiu do vazio, nascendo de si mesmo e sem forma. A crença diz que ele é a energia de antes do princípio de tudo. Nhamandú primeiro criou a fala, que era o saber que vinha de seu interior. Depois, a divindade começou a compor os céus e deu origem a outros deuses, incluindo Tupã, o deus do trovão e conhecido como criador das florestas e dos animais. Nas histórias contadas pelos tupi-guarani, Tupã, com um sopro, deu vida ao barro, fazendo surgir os primeiros homens. Em muitas delas, Nhamandú e Tupã são a mesma figura criadora. 

FONTES: COMPANHIA DAS LETRAS, UFSC, SUPERINTERESSANTE E POVOS INDÍGENAS NO BRASIL.

POVOS YANOMAMI 

OMAMA E YOASI, AS PRIMEIRAS DIVINDADES 

Segundo creem os yanomami, seu povo foi criado pela divindade Omama. No entanto, eles não foram os primeiros: os yanomami sucederam seus ancestrais yaroripë, após estes perderem sua forma, uma combinação entre humana e animal. Ainda antes, existiam apenas Omama e seu irmão, Yoasi, que viviam sozinhos no universo. Yoasi era invejoso e totalmente o oposto de Omama, representando para os povos yanomami tudo que é relacionado à morte, destruição e doença. Omama, em contrapartida, queria que todos detivessem a imortalidade e o poder do Sol. Os yanomami dão o nome de Hutukara para o primeiro céu que existiu e caiu, originando a Terra. 

FONTES: SUMAÚMA, POVOS INDÍGENAS NO BRASIL, BRASIL DE DIREITOS E UFMG.

POVOS TICUNA 

“POVO PESCADO COM VARA” 

De acordo com os povos ticuna, no início de tudo, uma grande árvore chamada Wotchine privava a Terra de receber luz, causando profunda escuridão. Para resolver o problema, os deuses Yo’i e Ipi começaram a jogar caroços na árvore, formando estrelas, até que, por fim, conseguiram a derrubar e a luz chegou ao planeta. Os ticuna vieram ao mundo “pescados” por Yo’i no igarapé (curso d’água raso e curto) Eware, na selva amazônica. Antes disso, a divindade vivia na mata apenas com animais, plantas e árvores. Por isso, os ticuna se autodenominam magüta, ou seja, “povo pescado com vara”. 

FONTES: FOLHA DE S.PAULO, MUSEU DAS CULTURAS INDÍGENAS, MUSEU NACIONAL DOS POVOS INDÍGENAS E POVOS INDÍGENAS NO BRASIL.

GLOSSÁRIO 

COSMOLOGIA: conjunto de saberes que procura explicar a origem do mundo.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 231 do jornal Joca.

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