Cientistas do Japão descobriram que um componente presente no morango é capaz de impedir o derretimento do picolé. O polifenol, substância encontrada nas plantas, é o grande responsável. Sua versão líquida dificulta a separação entre a água e o óleo, o que mantém o picolé no formato sólido, segundo um grupo de pesquisadores do Centro de
Cientistas do Japão descobriram que um componente presente no morango é capaz de impedir o derretimento do picolé.
O polifenol, substância encontrada nas plantas, é o grande responsável. Sua versão líquida dificulta a separação entre a água e o óleo, o que mantém o picolé no formato sólido, segundo um grupo de pesquisadores do Centro de Desenvolvimento Bioterapêutico.
A descoberta aconteceu por acaso. Após o terremoto e o tsunami que atingiram o arquipélago do Japão, em 2011, muito produtores de morango passaram a ter problemas em sua produção.
Apesar de saudáveis, os morangos nasciam deformados, o que dificultava a comercialização da fruta.
Para ajudar os fazendeiros, os pesquisadores resolveram investigar os morangos para encontrar alguma solução que pudesse estimular o mercado de frutas.
Dessa forma, descobriram o polifenol líquido, que foi testado por um confeiteiro e mostrou-se capaz de solidificar a massa do picolé em poucos segundos.
Os resultados da pesquisa foram divulgados em abril, mas somente após testes para descobrir as quantidades ideais de leite, creme e polifenol, o produto passou a ser produzido em larga escala.
Com textura cremosa e formato bem definidos que não derretem, os picolés estão sendo vendidos apenas na sorveteria Kanazawa Ice, com unidades em Kanazawa, Tóquio e Osaka.
gostei muito
Bem,pra mim o divertido é ele derreter,mas se as pessoas gostarem disso....o ruim é que acho que vai demorar para os japoneses trazerem isso ao Brasil,ou ele já pode ser desenvolvido sem mais nem menos aqui?
O sorvete ainda não existe no Brasil, apenas em algumas regiões do Japão. Obrigada por ler o Joca ;-)
Adorei a noticia,no verāo eu sempre comia sorvete perto da geladeira para nāo derreter, mas agora nāo preciso mais!
Ola! sou a Rafaela de 7 anos, como faço para comprar essa substância aqui no Brasil?
Oi, Rafaela, o sorvete ainda não está sendo vendido Brasil. Mas com o calor que está fazendo, é bom chegar logo por aqui... ;-)
como
Lucas, o responsável por não deixar o sorvete derreter é o polifenol, uma substância encontrada nas plantas. Sua versão líquida dificulta a separação entre a água e o óleo, o que mantém o picolé no formato sólido. É tudo uma questão de química!
kkkkk nao queria pois minha mar nao ia deixar mesmo pra que ne . .
Muito interessante. Descobrir coisas novas sempre é bom,ainda mais quando se fala de sorvete! Essas são pessoas muito inteligentes e inovadoras. Parabéns pelos japoneses pois tem um avanço incrível. Adorei! Maria Eduarda 6°B
Que bom que gostou, Maria Eduarda. Continua acompanhando as notícias do Joca. ;-)
agora não precisamos botar o sorvete na geladeira a
Achei uma reportagem interessante,mas acho que de certo modo,causaria estranheza aqui no Brasil,acho a notícia chama atenção.Pelo fato do sorvete ser feito de outro material poderia causar mal à saúde.
É um bom argumento, Duda! Faz a gente pensar...Escreva sempre para o Joca!
Oi somos as alunas do 5 ano A;achamos bem interessante esta noticia porque nunca pensamos que existisse o sorvete ,que não derretesse e achamos que se fosse no Brasil isso iria virar febre. Eduarda e Cristina.
Seria bem legal se existisse um sorvete como esse aqui, não é, Eduarda e Cristina? Eu não sairia da sorveteria rsrs
humm deve ser muito bom kauan e paulo 5 ano a
EU QUERIA MUITO ESSE SORVETE!!! isac e geovanna 5 ano A
ola meu nome sara sou do 5 ano A, e eu achei muito imprecionante criarem sorvetes que nao derretem
Enzo e Giulia do 5 ano A,nos queriamos muito que o sorvete não acabasse mais
ola jornal joca somos alunas do 5 ano a , nos achamos a noticia muito interessante e inovadora .
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.