site111As crianças terão uma área divertida no Festival do Japão, que vai ensinar sobre a cultura japonesa, principalmente em um ano tão importante quanto este, o ano da comemoração dos 120 Anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão.

Nos dias 24, 25 e 26 de julho, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, as crianças vão brincar, pintar, aprender e experimentar cores, sabores e símbolos da cultura japonesa. Serão diversas atividades gratuitas que, muitas vezes, nem os próprios pais conseguem ficar de fora.

Serão 860m² de espaço reservado para as crianças, com as atividades:

– Brincando com Pipas: a atividade lúdica ensina, de forma simples e com materiais recicláveis, que qualquer pessoa pode fazer uma pipa. O engenheiro de pipas Ken Yamazato coordenará o espaço.

14594618039_2520699bc1_m– Aprendendo a ser Escoteiro: de forma divertida e prática, o escotismo ensina as crianças conceitos como fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina. Um grande arvorismo montado com bambus, cordas de sisal e elásticos é disputado pelas crianças, que não se importam de ficar na fila esperando a sua vez. Uma barraca com todos os apetrechos que os escoteiros utilizam em acampamentos estará cercada por diversas atividades como, por exemplo, fazer nós, lenços, etc. Doze grupos escoteiros nikkeis de São Paulo serão liderados pelo Grupo Escoteiro Falcão Peregrino.

– Pintura & Arte: por meio da pintura de símbolos japoneses, os pequenos iniciam ou reforçam o contato com a cultura do Japão. Bexigas transformadas em cachorrinhos, espadas e flores serão distribuídas para encantar as crianças. Contos de lendas japonesas, colagens e quebra-cabeças com motivos japoneses compõem ainda as brincadeiras. A atividade é organizada pelos coordenadores voluntários da área.


– Descobrindo o Mundo do Origami: esta atividade ajuda a desenvolver a coordenação motora e a atenção da criança, além de fazer lindos brindes para levarem para casa. Uma exposição de origamis e a dobradura de centenas de tsurus reforçam o conceito da Paz Mundial neste ano em que se comemoram os 70 anos da queda da bomba em Hiroshima. A atividade é desenvolvida pela ONG BSGI e pelo origamista Issao Yamamoto.

– Espaço toquinha: a artista Liana Yuri traz um espaço sensitivo para os menores. Aqui as crianças poderão experimentar um ambiente de texturas e cheirinhos. Yuri faz também parceria com a artista Rebeca Bayeh para trazer a experimentação de sons por meio de contato direto com instrumentos musicais.

– Mini Cozinha Japonesa: Espaço onde as crianças põem a mão na massa e fazem o famoso bolinho de arroz ou “onigiri”, utilizando temperos diversos e também o cone de arroz temperado ou “temaki”. As crianças adoram! A atividade é organizada pela ONG BSGI.

– Campeonato de Hashi: Os visitantes aprendem a usar o hashi (talheres japoneses) e depois participam do campeonato de hashi, em que disputam quem pega mais feijõezinhos com hashi e colocam no chawan (tigela). Diversão na certa, com brindes para os vencedores! A atividade é realizada pela ONG Movimento da Paz e Justiça Ives Ota em parceria com a Japonique.

14778184051_ed63dd65d0_m– A Arte Mangá Japonesa: Aqui, o mangá se apresenta transformado em fantásticos bonecos colecionáveis, numa exposição realizada pelos voluntários da GABIGI Colecionáveis.

– Mini Festival das Estrelas: Atividade inspirada pela lenda japonesa do “Tanabata”. A Área das Crianças recria esta lenda para as crianças e a magia de seus desejos. A atividade é feita pela ONG Movimento da Paz e Justiça Ives Ota.

– Workshop de Cerâmica: O workshop de cerâmica ensina as crianças uma das tradições mais antigas do Japão. Aqui elas podem colocar a mão no barro e utilizando o torno, aprendem que não é difícil fazer chawan (tigelas de cerâmica) e vasos. A atividade é realizada pelo artista ceramista de vasos de bonsais Sérgio Onodera

18º FESTIVAL DO JAPÃO

Data: 24, 25 e 26 de julho de 2015
24/07/15 – sexta – 12 às 21 horas
25/07/15 – sábado – 10 às 21 horas
26/07/15 – domingo – 10 às 18 horas
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo
Ingressos: R$15,00 (antecipado*) e R$18,00 (no dia)
*Ingressos antecipados pelo site e/ou Facebook (http://loja.likestore.com.br/festivaldojapao) ou em pontos de venda oficiais (consulte a lista aqui: http://goo.gl/w2vghs)

18° Festival do Japão já é o maior festival de cultura japonesa do mundo, será realizada pelo KENREN – Federação das Associações das Províncias do Japão no Brasil, nos dias 24, 25 e 26 de Julho de 2015, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo/SP.

A estimativa de público é de cerca de 180 mil pessoas. Haverão shows musicais, atrações culturais, danças típicas, culinária regional das províncias japonesas, exposições culturais, workshops, cerimônia do chá e atividades gratuitas para as crianças, jovens, adultos e idosos.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido