Fotógrafo brasileiro faz exposição com imagens que brincam com o foco e o desfoco A exposição “O Paradoxo do Olhar”, do conceituado fotógrafo brasileiro Claudio Edinger, mostra fotos e imagens focadas e desfocadas ao mesmo tempo. É com este olhar que convivemos no dia-a-dia mas às vezes o desfocado tem mais peso e importância do que o que está em foco.
Fotógrafo brasileiro faz exposição com imagens que brincam com o foco e o desfoco
A exposição “O Paradoxo do Olhar”, do conceituado fotógrafo brasileiro Claudio Edinger, mostra fotos e imagens focadas e desfocadas ao mesmo tempo.
É com este olhar que convivemos no dia-a-dia mas às vezes o desfocado tem mais peso e importância do que o que está em foco.
A beleza do mundo é uma mistura de imperfeições, de contrastes entre luz e sombra.
Desde 2000 Claudio Edinger pesquisa e procura imagens com o foco seletivo, o que gerou livro com este estilo, sobre o Rio de Janeiro.
A partir daí sua pesquisa continuou em São Paulo, Bahia, Amazônia, Santa Catarina, Paris, Veneza e Los Angeles.
O resultado é um livro completo, com 196 páginas, 104 fotos, com texto de Agnaldo Farias e Guilherme Ghisoni – e edição de Claudia Jaguaribe – lançado pela Editora Madalena.
Para lançar esse livro, Edinger fará uma exposição de 34 imagens de 160X200 cm no Museu Brasileiro de Escultura – o MuBE.
Claudio Edinger (1952), é formado em economia passou a fotografar em 1975. É autor de 15 livros fotográficos e um romance.
Recebeu o Prêmio Leica (duas vezes), Prêmio Hasselblad, Prêmio Higashikawa (Japão), o Prêmio Life Magazine, o Prêmio Ernst Haas (EUA), Prêmio JP Morgan, Prêmio Pictures of The Year (EUA), Prêmio Abril (duas vezes), Prêmio Marc Ferrez e, recebeu também por duas vezes, o Prêmio Porto Seguro no Brasil.
Suas fotos estão nas coleções do MASP, MIS, MAM, MAC, Pinacoteca, Museu Metropolitano de Curitiba, Metronòn (Barcelona), Higashikawa (Japão), AT&T Photo Collection, Equity International Photo Collection, Brazil Golden Art Fund, Itaú Cultural, Centro Cultural Banco do Brasil, Instituto Figueiredo Ferraz e nas maiores coleções particulares de fotografia do Brasil. É professor de História da Fotografia Contemporânea na Casa do Saber.
Exposição – 16 de abril a 03 de maio de 2015
O Paradoxo do Olhar
Museu Brasileiro da Escultura
Terça a domingo – 10h às 19h
Avenida Europa, 218 – Jardim Europa – São Paulo
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.