A conquista marca o oitavo título brasileiro de surfe em 11 anos
O brasileiro Yago Dora entrou para a história do surfe ao conquistar, em 1º de setembro, seu primeiro título mundial na Liga Mundial de Surfe (WSL). O atleta de 29 anos confirmou a conquista ao derrotar o norte-americano Griffin Colapinto na última etapa da temporada, realizada em Cloudbreak, Fiji.
Líder do ranking ao chegar à decisão, Yago precisava de apenas uma vitória para assegurar o troféu. Com o resultado, o Brasil mantém a hegemonia do país no surfe mundial: esta é a oitava vez, em 11 anos, que um brasileiro conquista o título.
Yago agora se junta ao chamado brazilian storm (“tempestade brasileira”, em tradução livre), grupo de campeões formados por Gabriel Medina (tricampeão em 2014, 2018 e 2021), Filipe Toledo (2022 e 2023), Adriano de Souza (2015) e Ítalo Ferreira (2019). Nesse período, o país só ficou sem o troféu em três temporadas, quando o havaiano John John Florence levou a melhor em 2016, 2017 e 2023. Em 2020, o campeonato não foi realizado em decorrência da pandemia de covid-19.
Além de Yago, outro brasileiro chegou ao WSL Finals: Ítalo Ferreira, que acabou eliminado por Colapinto na segunda rodada, encerrando a temporada em quarto lugar.
No feminino, a australiana Molly Picklum superou a norte-americana Caroline Marks e conquistou o título mundial.
A temporada de 2025 da WSL foi composta por 11 etapas, realizadas ao redor do mundo, entre 27 de janeiro e 4 de setembro. Ao longo do ano, os surfistas acumulam pontos de acordo com seu desempenho em cada fase.
Os cinco melhores do ranking avançam ao WSL Finals, evento decisivo pelo título mundial. Nesse formato, o quinto colocado enfrenta o quarto, e o vencedor encara o terceiro. O ganhador dessa disputa enfrenta o segundo colocado, e quem sair vitorioso chega à final contra o líder da temporada regular.
Se o desafiante vencer o primeiro duelo contra o líder do ranking, força mais duas baterias para definir o campeão. Mas, se o líder confirmar a vitória logo na primeira disputa, conquista o título mundial.
Fontes: CNN Brasil e Globo Esporte.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.