No dia 11 de agosto, o Supremo Tribunal da Índia ordenou que mais de 5 mil cachorros de rua sejam recolhidos das ruas da capital, Nova Délhi, em até oito semanas. 

Em razão da falta de políticas voltadas ao controle da população de animais de rua, a cidade está vivendo uma espécie de infestação de cães desabrigados. Fontes municipais estimam cerca de um milhão de cachorros vagando pelas ruas de Nova Délhi. Também foram divulgados registros hospitalares que apontam que quase 2 mil pessoas são mordidas por cachorros diariamente. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 36% do total de mortes relacionadas à raiva (doença transmitida de cães a humanos pela mordida) ocorre na Índia. 

“Bebês e crianças pequenas podem ser vítimas da raiva. A ação deve inspirar confiança de que eles podem se movimentar livremente sem medo de ser mordidos por cães de rua”, disse o tribunal, segundo o site de notícias jurídicas Live Law.

A determinação do tribunal prevê a criação de abrigos equipados com instalações de esterilização e vacinação, além de câmeras de Circuito Fechado de Televisão (CFTV). Forças-tarefa devem vasculhar as ruas em busca dos animais para os levar aos centros em que receberão cuidados e alimentos. 

Glossário

Raiva: doença infecciosa grave causada por um vírus que afeta o sistema nervoso central de mamíferos, incluindo humanos.

Fontes: O Povo, BBC, Reuters e The Guardian. 

Enquete

Usar Inteligência Artificial nas artes é uma boa ideia?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido