Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia. Foto: Laurent Van der Stockt for Le Monde/Getty Images

Agências governamentais da Ucrânia revelaram um esquema de corrupção na compra de drones e sistemas de interferência de sinais, em 2 de agosto. Em comunicado, o Escritório Nacional Anticorrupção e a Promotoria Especializada em Anticorrupção denunciaram o superfaturamento (ou seja, valores maiores do que deveriam) de até 30% nos contratos entre empresas e o governo.

Fontes: Metrópoles e CNN.

Entre para o nosso canal do ZAP e receba conteúdos quentinhos

Carta de 122 anos é encontrada em farol histórico da Tasmânia

Uma carta de 1903 foi descoberta em uma garrafa no farol histórico de Cape Bruny, na Tasmânia. O objeto foi achado pelo pintor Briand Burford durante reparos no local. O documento, escrito por um inspetor de faróis, descreve melhorias feitas na época, como nova escadaria, piso, sala de lanternas e lente. A mensagem foi aberta com o auxílio de especialistas do Museu e Galeria de Arte da Tasmânia e levou vários dias para ser decifrada. A carta será exibida ao público no museu. Construído em 1838, o farol foi tombado como patrimônio histórico.

Fontes: Estadão, The Guardian e ABC News.

Europa vai trocar carimbo no passaporte por sistema digital

A partir de 12 de outubro, turistas de fora da União Europeia (UE) que entrarem em Portugal, França, Itália e outros 25 países europeus não terão mais o passaporte carimbado. O registro de entrada passará a ser feito por dados biométricos, como reconhecimento facial e impressões digitais. Segundo as autoridades, a mudança busca agilizar o controle de fronteiras e aumentar a segurança. A medida não terá custo adicional para os viajantes e deve estar totalmente operante até abril de 2026.

Fontes: Estadão e BBC.

Trump ordena demissão de responsável por dados de emprego

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, em 1º de agosto, pelas redes sociais a demissão de Erika McEntarfer, chefe do Departamento de Estatísticas do Trabalho do país. Ele a acusou de manipular dados do relatório de empregos de julho, divulgado no mesmo dia. O documento registrou a criação de 73 mil vagas e elevação da taxa de desemprego para 4,2%, abaixo das expectativas. Revisões nos resultados de maio e junho também indicaram números menores. Até o fechamento desta edição, Trump ainda não havia apresentado provas das acusações.

Fontes: G1, CNN Brasil e InfoMoney.

Crédito de imagem: Chip Somodevilla/Getty Images

Trabalhadores ficam presos em mina no Chile após terremoto

Em 31 de julho, um tremor de magnitude 4,2 provocou desabamentos na mina de El Teniente, no Chile, a maior produtora de cobre do mundo. No momento do acidente, uma pessoa morreu e quatro mineiros ficaram desaparecidos. Em 3 de agosto, as autoridades confirmaram que todos os trabalhadores faleceram e tiveram o corpo resgatado. Segundo a mineradora estatal Codelco, responsável pelo local, outras nove pessoas ficaram feridas. Está sendo investigado se o tremor foi natural ou provocado pelas atividades da mina.

Fontes: CNN Brasil, The Guardian e G1.

Ex-presidente colombiano é condenado a prisão domiciliar

No dia 1º de agosto, o ex-presidente colombiano Álvaro Uribe foi condenado a 12 anos de prisão domiciliar e ao pagamento de uma multa de 578 mil dólares (cerca de 3 milhões de reais). O julgamento, que começou há quase 13 anos, fez dele o primeiro ex-presidente condenado na história da Colômbia. Ele foi acusado por manipulação de testemunhas em um caso que o vinculava à atuação de milícias (grupos armados).

Fontes: G1 e Folha de S.Paulo.

Filmagens do novo filme do Homem-Aranha começam na Escócia

O quarto filme da franquia do Homem-Aranha protagonizado por Tom Holland iniciou as gravações em Glasgow, na Escócia. Ao todo, 60 ruas foram interditadas e transformadas em Nova York nessa primeira etapa das filmagens. Homem-Aranha: Um Novo Dia trará de volta Zendaya como MJ, e Jacob Batalon como Ned, além de outras figuras do universo Marvel. O lançamento está previsto para julho de 2026.

Fontes: Ingresso.com e Omelete.

#pracegover: cena de homem-aranha. O heroi veste a tradicional roupa de herói vermelha. Ele está preso por teia de aranha no ar.

Incêndio avança na Califórnia, ameaça centenas de estruturas e mobiliza mais de mil combatentes

O incêndio florestal Gifford já destruiu mais de 65 mil acres da Floresta Nacional Los Padres, na Califórnia, e ameaça 460 estruturas. É o segundo caso do ano no estado norte-americano, e mais de mil profissionais foram mobilizados para contê-lo, além de veículos e aeronaves. A causa ainda é investigada, mas o clima seco, o calor intenso e rajadas de vento de até 40 km/h mantêm o risco elevado. Autoridades temem que o fogo avance para áreas atingidas recentemente pelo incêndio Madre, que devastou 80 mil acres e foi encerrado no fim de semana dos dias 26 e 27 de julho.

Fontes: CNN e The New York Times.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido