Cartas recebidas pelo Joca e publicadas na edição 243
Campinas, 9 de maio de 2025.
Oi, pessoal do Joca, tudo bem com vocês?
Nós somos Manuela e Bárbara, estudamos na Escola Americana de Campinas e estamos no 6° ano. Quando lemos a notícia: “Apagão afeta população da Espanha e de Portugal”, da edição 241, ficamos surpresas por descobrir como apenas um país consegue afetar tantos outros. Ficamos com muita pena dos cidadãos dos países afetados. Imagine as pessoas no metrô, que ficaram presas por dez horas?! Dá medo até de pensar. O pior é que não se conseguia ligar para o resgate, pois não tinha sinal de celular! Outra coisa é o caos que se instalou, principalmente nas ruas. Deve ter tido trânsito, buzinas e batidas. E em casa, então, não tinha água! Vocês aguentariam ficar assim por um mês?
Editores do Joca, adoramos aprender sobre esse acontecimento, até porque pode acontecer em qualquer lugar e precisamos estar preparados. Aguardamos por outras notícias interessantes como essa.
Obrigada pela atenção de vocês e até logo!
Manuela e Bárbara
Campinas, 8 de maio de 2025.
Oi, pessoal do Joca
Nós somos alunos do 6°ano da Escola Americana de Campinas e, quando lemos o texto sobre a “A fraude no INSS está sendo investigada”, ficamos interessados porque essa instituição afeta milhares de brasileiros idosos que dependem desse instituto para viver. Esse instituto beneficia os idosos, aposentados, pensionistas e beneficiários por meio de pensão e serviços. A fraude aconteceu entre 2019 e 2024, e essa fraude roubou cerca de 6,3 bilhões de reais deles. Nós ficamos surpresos que a fraude só foi encontrada agora. Esperamos que coisas assim fiquem mais raras, porque isso danifica muito a sociedade brasileira, economia e confiança dos brasileiros para com o governo.
Nós agradecemos a sua leitura, Joca!
Joshua e Joaquim
Campinas, 28 de maio de 2025.
Olá, pessoal do jornal Joca! Tudo bem?
Somos alunos do 7° ano da Escola Americana de Campinas e recentemente lemos a entrevista “Uma árvore pelo mundo”, realizada por Sophia L. Achamos muito interessante a obra da árvore e achamos um conceito muito divertido e intrigante a ideia de que crianças de todo o mundo poderiam se conectar por meio de uma obra de arte. Também achamos o padrão de cores seguido por diferentes culturas extraordinário, como o exemplo dado de que “nas áreas rurais apareciam mais tons de verde e nas cidades, mais de vermelho”. É muito curioso o fato de que pessoas em uma mesma área podem subconscientemente escolher cores parecidas.
Até a próxima edição,
Catarina, Matheus e Youngbeen
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.