Esta matéria foi originalmente publicada na edição 240 do jornal Joca
SURGIU APÓS A COLISÃO DE UM CORPO CELESTE COM A TERRA?
Isso aconteceu há 4,5 bilhões de anos, e a colisão lançou detritos no espaço. Esses resíduos foram atraídos pela gravidade da Terra e entraram na órbita do nosso planeta. Com o tempo, eles se fundiram, formando o que hoje é a Lua.
A GRAVIDADE DO ASTRO INFLUENCIA AS MARÉS?
A Lua atua no movimento de vaivém dos oceanos, que ocorre a cada 12 horas. O físico George Darwin, filho de Charles Darwin, descobriu que a maneira como a gravidade da Lua “puxa” as águas da Terra está desacelerando a rotação do planeta, prolongando os dias em 0,002 segundo por século.
NÃO TEM LUZ PRÓPRIA?
O brilho que vemos, na verdade, é o reflexo da luz do Sol. Esse reflexo, aliado à posição da Lua enquanto orbita a Terra, origina suas fases principais, que mudam semanalmente, na ordem: nova, crescente, cheia e minguante. Quando o satélite é completamente iluminado pelo Sol, por exemplo, vemos a lua cheia.
AS MANCHAS ESCURAS DA LUA SÃO CHAMADAS DE MARIAS?
O nome vem do latim mare, que significa “mar”. As manchas escuras foram batizadas assim porque, no passado, os cientistas acreditavam que eram mares. Porém não há mares na Lua — descobriu-se que as manchas são, na verdade, áreas cobertas por lava solidificada, resultado de antigas erupções vulcânicas.
FONTES: RECREIO, OLHAR DIGITAL, UFMG, NATURAL HISTORY MUSEUM E UOL.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.