Esta matéria foi originalmente publicada na edição 240 do jornal Joca
No dia 14 de abril, o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno apresentou as tochas dos Jogos de Milão-Cortina 2026, que serão realizados na Itália. Batizados de Essential (essencial, em tradução livre do inglês), os objetos têm projeto gráfico minimalista e são compostos de materiais recicláveis. De acordo com os criadores, a ideia é simbolizar a determinação e habilidade dos atletas de estabelecer integração por meio do esporte.
O lançamento das tochas foi realizado simultaneamente na Trienal de Milão e na Expo 2025, em Osaka, no Japão, com a presença de quatro atletas italianas. Stefania Belmondo, dona de dez medalhas no esqui cross-country, e Bebe Vio, campeã paralímpica de esgrima em cadeira de rodas, participaram do evento em Milão. Já em Osaka, estiveram presentes Martina Caironi, tricampeã paralímpica no atletismo, e a patinadora Carolina Kostner, bronze na Olímpiada de Inverno de Sochi 2014.
As duas tochas têm cores diferentes: a olímpica é composta por tons azul-esverdeados e a paralímpica, por tons de bronze. Pensando na sustentabilidade, cada uma foi projetada para ser reutilizada até dez vezes. A chama olímpica será acesa em 26 de novembro, em Olímpia, na Grécia, e levada até Atenas, capital do país. Em 6 de dezembro, o revezamento chegará à Itália, onde será iniciada uma jornada de 63 dias e 12 mil quilômetros.
Ao todo, 10.001 pessoas carregarão as tochas até o destino: o estádio San Siro, em Milão, local de realização da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026, no dia 6 de fevereiro. Após a competição, as peças farão parte da coleção de tochas do Museu Olímpico de Lausanne, na Suíça.
A Olimpíada de Inverno de Milão-Cortina vai de 6 a 22 de fevereiro de 2026, e a Paralimpíada, de 6 a 15 de março.
FONTES: OLYMPICS E GLOBO ESPORTE.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.