Esta matéria foi originalmente publicada na edição 240 do jornal Joca
O UNIVERSO DA IMPRESSÃO 3D, EM QUE OBJETOS TRIDIMENSIONAIS PODEM SER CRIADOS EM QUESTÃO DE MINUTOS OU HORAS, ESTÁ REVOLUCIONANDO O MUNDO. CONHEÇA ALGUNS DOS MAIORES FEITOS DA ÁREA ATÉ O MOMENTO.
COMO FUNCIONA A IMPRESSÃO 3D?
1 – Um designer ou engenheiro usa um programa de computador para criar um arquivo de modelo digital 3D.
2 – O software de impressão separa esse modelo em milhares de camadas horizontais superfinas.
3 – A impressora 3D imprime uma camada por vez, obedecendo os formatos e as proporções definidas pelo arquivo digital. É possível utilizar plástico, metais, resinas e concreto como matéria-prima.
MORADIAS POPULARES
A empresa Icon, com sede em Austin, no Texas, Estados Unidos (EUA) é especializada em construir casas usando impressoras 3D. Em colaboração com as organizações sem fins lucrativos Mobile Loaves & Fishes e Fundação Lennar, a Icon está erguendo moradias para pessoas de baixa renda. As paredes são feitas com uma mistura que inclui cimento e cinzas. O plano é entregar até 1.400 casas no estado. Cada impressão leva apenas 24 horas para ficar pronta.
FOGUETES
A Relativity Space, com sede na Califórnia (EUA), tem um plano ousado: a empresa quer unir inteligência artificial e impressoras 3D para montar foguetes inteiros sem a ajuda de humanos. A ideia é que a companhia possa criar uma linha de produção capaz de ser ativada de qualquer lugar, inclusive em outros planetas. Quatro das maiores impressoras de metal do mundo estão na sede da empresa e já conseguiram imprimir 95% de um foguete.
UMA PREFEITURA
O recorde de maior construção 3D pertence à sede da prefeitura de Dubai (Emirados Árabes Unidos). Com dois andares, 9,5 metros de altura e uma área de 640 metros quadrados, a estrutura foi erguida inteiramente no local, sem a necessidade de montagem adicional, e exibe um design arredondado e futurista. A iniciativa faz parte de um projeto dos Emirados Árabes para se tornarem uma potência no uso da tecnologia.
ESCOLAS
A Thinking Huts, organização sem fins lucrativos, e o Studio Mortazavi, especializado em arquitetura, desenvolveram a primeira escola do mundo feita por impressora 3D. A construção foi feita em janeiro de 2021, em um terreno de 16 mil metros quadrados, na cidade de Fianarantsoa, em Madagascar. Ela já está em atividade e atende alunos da região, desde a educação infantil até o fim do ensino médio. A organização planeja imprimir mais construções em regiões onde há falta de escolas ou que enfrentam baixas taxas de alfabetização.
FONTES: O GLOBO, PARAMETRIC, EXAME, ÉPOCA NEGÓCIOS E DESIGNBOOM.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.