#pracegover: papa Francisco está em meio à multidão de fiéis em passeio na rua. Crédito de imagem: Getty Images

Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, faleceu, no dia 21 de abril, aos 88 anos. Segundo nota oficial, as causas da morte foram acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca. Ele estava em sua residência no Vaticano, a Casa Santa Marta, onde vivia desde 2013 e se recuperava de uma pneumonia em ambos os pulmões, após ter passado 38 dias internado. Francisco foi pontífice por 12 anos.

Com a morte do papa, uma série de formalidades serão realizadas, seguindo as tradições da Igreja Católica. O funeral foi marcado para 26 de abril. Em seu testamento, Francisco expressou o desejo de ser enterrado na Basílica de Maria Maior, em Roma, e não na Basílica de São Pedro, no Vaticano, como normalmente é feito com os papas. No Brasil, o governo federal decretou luto oficial de sete dias.

A escolha do próximo papa, processo denominado de conclave, tem previsão de começar entre os dias 6 e 11 de maio, sem data prevista para terminar. Desde 1247, todos os pontífices são eleitos nessa cerimônia, que é secreta e realizada na Capela Sistina.

O que faz um papa? 

A palavra vem do grego páppas, que significa “pai”. O papa é a autoridade máxima da Igreja Católica, sendo responsável por administrá-la e tomar decisões importantes. Também desempenha o papel de preservar e ensinar a religião, a fé cristã, ao redor do mundo. Além disso, o pontífice é um chefe de Estado, comandando o Vaticano, considerado um país independente. Nele ficam concentrados os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

QUEM ERA O PAPA FRANCISCO? 

Jorge Mario Bergoglio nasceu em Buenos Aires, Argentina, em 1936. Filho de imigrantes italianos, ele chegou a se formar como técnico em química e até estagiou na área, mas, aos 20 anos, decidiu que gostaria de se tornar padre. Foi ordenado sacerdote em 1969. Quarenta e quatro anos depois, em 2013, Jorge foi escolhido papa após a renúncia de Bento XVI, tornando-se o primeiro pontífice latino-americano da história. Em toda a jornada como papa, Jorge ficou conhecido pelo compromisso com a justiça social e a defesa dos mais vulneráveis, o que marcou também seu legado.

#pracegover: papa Francisco, recém-eleito, aparece pela primeira vez no balcão na Basílica de São Pedro, em 13 de março de 2013. Crédito de imagem: Getty Images

O nome adotado por Jorge como a autoridade máxima da Igreja Católica, “Francisco”, vem de São Francisco de Assis, santo conhecido por defender a causa dos mais pobres e a natureza. A escolha não foi aleatória: desde a infância, o pontífice buscava levar uma vida marcada pela simplicidade. Ainda menino, assistia aos jogos do time de futebol San Lorenzo de Almagro e foi um torcedor fervoroso. Coincidentemente, no ano em que Jorge foi escolhido como papa, o clube voltou a conquistar um título nacional, após seis anos; em 2014, o San Lorenzo venceu a Taça Libertadores.

#pracegover: papa Francisco está sentado em sofá e cercado por crianças. Crédito de imagem: Alessandra Benedetti – Corbis/Corbis via Getty Images

REPERCUSSÃO MUNDIAL 

“Francisco sempre se colocou ao lado daqueles que mais precisam: os pobres, os refugiados, os jovens, os idosos e as vítimas das guerras e de todas as formas de preconceito.” LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, PRESIDENTE DO BRASIL

“Descanse em paz, papa Francisco! Que Deus o abençoe e os que o amavam.” DONALD TRUMP, PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS

“O papa Francisco gozava de grande autoridade internacional como fiel servidor dos ensinamentos cristãos, sábio religioso e estadista, além de defensor consistente dos elevados valores do humanismo e justiça.” VLADIMIR PUTIN, PRESIDENTE DA RÚSSIA

“O papa Francisco sempre será lembrado como um farol de compaixão, humildade e coragem espiritual por milhões ao redor do mundo.” NARENDRA MODI, PRIMEIRO-MINISTRO DA ÍNDIA

“O pontificado de Francisco foi um capítulo importante na história das relações entre o judaísmo e o catolicismo, com aberturas para um diálogo que às vezes era difícil, mas sempre respeitoso.” RICCARDO DI SEGNI, RABINO-CHEFE DE ROMA

“Dedicou-se aos outros, revelando consistentemente, pelas próprias ações, como viver uma vida simples, mas significativa.” DALAI LAMA, LÍDER ESPIRITUAL BUDISTA

“O papa Francisco continuou o caminho do papa João II, de aproximação entre as religiões, e foi um líder muito importante para isso.” SHEIK JIHAD HAMMADEH, LÍDER MUÇULMANO BRASILEIRO

COMO O NOVO PAPA É ESCOLHIDO? 

Quem elege o novo pontífice são os cardeais da Igreja Católica. Eles votam e podem ser votados em um ritual chamado conclave, que começa alguns dias após a morte do papa e pode durar longos períodos. Os cardeais se reúnem na Capela Sistina, no Vaticano, na Itália. Esse ritual acontece desde o século 11, mas foi formalizado pela primeira vez com regras específicas no século 13. Veja como funciona o conclave:

1. CARDEAIS REUNIDOS

Atualmente, 133 cardeais estão aptos para votar (abaixo de 80 anos). Esse número pode mudar, caso haja desistências. Eles estão em todo o mundo e viajam para o Vaticano para o conclave. O Brasil tem sete cardeais aptos.

2. A VOTAÇÃO

OS CARDEAIS permanecem isolados na Capela Sistina. Durante todo o período de votação, que é secreta e pode durar dias, eles não podem usar celular nem computador ou manter qualquer contato externo. 

ANTES da votação, depois que os cardeais tomam seu lugar, é feito um sorteio para definir nove responsáveis por algumas funções:

3 ESCRUTINADORES: fazem a contagem dos votos.
3 REVISORES: conferem a contagem.
3 INFIRMARII: recolhem votos dos que não podem permanecer na capela por motivo de doença.

SÃO REALIZADAS até quatro votações diárias. Para ser eleito, um candidato precisa de dois terços dos votos.

3. A FUMAÇA 

Ao fim de cada contagem, os papéis com os votos são queimados. Se o papa tiver sido eleito, uma fumaça branca sai da chaminé da Capela Sistina. Caso contrário, a fumaça é escura (um composto químico é queimado com as cédulas, para que a fumaça saia dessa cor).

4. HABEMUS PAPAM 

O anúncio público de quem foi escolhido sempre é feito citando esse termo em latim: Habemus Papam, que significa, em tradução livre, “temos papa”. O novo pontífice é apresentado na sacada da Basílica de São Pedro, onde concede a primeira bênção a Roma e ao mundo.

QUEM PODE SER PAPA? 

Qualquer homem católico batizado, mas, desde 1455, apenas cardeais são escolhidos.

QUEM SÃO OS CARDEAIS? 

Cardeal é um posto da Igreja Católica. Acima dos cardeais há apenas o pontífice, o líder máximo; logo abaixo, os bispos. Os cardeais são responsáveis pela eleição de um novo papa e são seus colaboradores e conselheiros mais próximos.

GLOSSÁRIO DO CONCLAVE

ADSUMUS: termo em latim que significa “estamos presentes”. os cardeais falam isso para confirmar sua presença na Capela Sistina, onde acontece a votação para o próximo papa.

CAMERLENGO: vem do latim camerarius, ou “chefe da câmara”. é o cardeal que cuida de tudo quando um papa morre ou renuncia até que o próximo seja escolhido. Ele também organiza os preparativos para o conclave.

ESCRUTÍNIO: é o nome da votação para a escolha do novo pontífice.

EXTRA OMNES: expressão em latim falada para pedir que todos que não são cardeais se retirem. Marca o início do isolamento da votação e significa “todos para fora”.

ELIGO IN SUMMUM PONTIFICEM: também do latim, significa “elejo como sumo pontífice”. A frase está em cada uma das cédulas em que os cardeais escrevem, à mão, o nome de quem escolheram.

VACÂNCIA: é o período entre a morte ou a renúncia de um papa até que um novo assuma o posto.

CURIOSIDADES PAPAIS: 

O PRIMEIRO PAPA 

O primeiro foi o apóstolo Pedro, no século I. O sucessor de Francisco será o 267º papa da história. 

O NOME 

O próprio eleito escolhe o nome que usará antes de ser anunciado papa. Se o nome já foi utilizado, acrescenta-se um número em algarismos romanos, como João Paulo II, Bento XVI etc. 

A ESCOLHA MAIS RÁPIDA 

Foi a do papa Pio XII, em 1939. Demorou apenas um dia. 

A MAIS DEMORADA 

Foram quase três anos para eleger o papa Gregório X, anunciado em 1271. 

O MAIS JOVEM 

Historiadores acreditam que tenha sido Bento IX. Não há consenso sobre a idade que ele tinha: alguns dizem 12 anos, outros, 18 ou até 20. Ele viveu no período medieval, no início do século 11 (1001 a 1100).

O PAPA QUE MORREU MAIS VELHO 

Leão XIII, que faleceu, aos 93 anos EM 1993. 

FONTES: CNN, G1, BBC E AGÊNCIA BRASIL.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido