Getty Images

Em 17 de abril, a empresa farmacêutica norte-americana Eli Lilly divulgou resultados de testes com um medicamento que pode revolucionar tratamentos para emagrecimento. Trata-se da pílula orforglipron, de uso diário para perda de peso, que atua diretamente na diminuição do nível de açúcar no sangue.

Caso seja aprovado, o medicamento será o primeiro comprimido desse tipo em circulação; a Eli Lilly pretende entrar com os pedidos necessários para a comercialização até o fim de 2025.

Nos testes, 559 pessoas dos Estados Unidos, China, Índia, Japão e México com obesidade e diabetes tipo 2 mostraram resultados eficazes após o uso contínuo da pílula: segundo a análise divulgada, aqueles que tomaram uma dose diária de 36 miligramas (mg) do medicamento emagreceram cerca de 7,3 quilogramas (kg) no período de nove meses.

Além disso, a diminuição do nível de açúcar no sangue foi tão drástica que alguns pacientes diabéticos passaram a apresentar um nível de açúcar menor do que o índice que classifica o diagnóstico da doença. Essa foi a terceira fase de testes clínicos do comprimido.  

A tecnologia de remédios desse gênero estimula o funcionamento do pâncreas e inibe uma produção maior de glicose pelo fígado, o que controla a quantidade de açúcar na corrente sanguínea. Ainda de acordo com a Eli Lilly, alguns dos efeitos colaterais observados durante os estudos foram diarreia, vômito, náusea, constipação e indigestão. 

Agora, o medicamento passará por mais testes e estudos antes do pedido final de comercialização. O plano é que, ainda em 2025, o orforglipron possa ser comercializado para emagrecimento e, em 2026, para o tratamento contra diabetes tipo 2. 

Fontes: Eli Lilly, The New York Times e G1. 

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido