Rio de Janeiro (RJ), 10/09/2023 – Público durante o último dia da 20ª Bienal do Livro do Rio de Janeiro, no Riocentro, na Barra da Tijuca, zona oeste da capital fluminense. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Em 23 de abril, é comemorado o Dia Mundial do Livro. Essa também será a data em que, oficialmente, a cidade do Rio de Janeiro será considerada a Capital Mundial do Livro, em uma iniciativa da Organização das Nações Unidas Para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para incentivar o hábito da leitura. 

A cada ano, uma cidade é selecionada para ser a capital da leitura por determinado período. Em 2024, foi Estrasburgo, na França. Quando a honraria é concedida, o governo local se compromete a realizar uma série de atividades para que mais pessoas tenham interesse por livros. O Rio é a primeira cidade brasileira escolhida. 

As Bibliotecas Parque, localizadas na Rocinha, em Manguinhos e no Centro, estão passando por reformas e receberão novos livros. Uma delas também sediará uma exposição interativa sobre O Pequeno Príncipe, uma das obras literárias mais populares do mundo. A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa lançou um edital que destinará 14 milhões de reais a projetos que incentivem a leitura. 

Além disso, a Bienal do Livro Rio 2025, entre 13 e 22 de junho, será repaginada e ganhará o conceito de book park (“parque do livro”, em tradução livre), com roda-gigante temática e outras atividades relacionadas à literatura.

ANIVERSÁRIO DE UM LIVRO MUITO ESPECIAL

Embora especialistas discordem sobre dia e mês exatos, o livro Dom Casmurro, escrito por Machado de Assis, foi definitivamente lançado em 1900. Para comemorar os 125 de anos da obra, a editora Todavia está comercializando uma nova edição do clássico e a Câmara dos Deputados publicou um podcast especial sobre o livro. “Sem dúvida, Dom Casmurro é o romance mais genial e intrigante do autor carioca, sobretudo pela ambiguidade narrativa, e que, ainda hoje, continua a fascinar os leitores e as leitoras”, disse Wilton José Marques, professor de literatura brasileira da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo.

#pracegover: capa de livro é azul e tem escritos o título e o nome do autor. Crédito de imagem: divulgação

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido