Presidente anunciou medidas em evento no dia 2 de abril
Em 3 de abril, ações de mercados mundiais e o valor do dólar e do petróleo caíram bruscamente após o anúncio de novas tarifas impostas pelos Estados Unidos (EUA). As medidas, que estão sendo tomadas desde a posse de Donald Trump, determinam uma série de restrições e tributações à importação de produtos para solo norte-americano.
Agora, o governo dos EUA passará a cobrar uma taxa a partir de 10% sobre itens de outros países comprados na nação. Segundo Trump, a ação busca valorizar e impulsionar fábricas e geração de trabalho no próprio país. Além disso, o presidente cobrou taxas específicas para nações e grupos que, de acordo com o líder político, não estavam sendo “justos” com os EUA em questões comerciais. São eles: Japão (que vai ter uma taxa de importação de 24%), China (34%) e União Europeia (20%).
A decisão fez com que investidores de todo o mundo passassem a temer uma recessão global, ou seja, um desaceleramento na economia mundial. O valor do dólar teve uma queda de 2%, a pior desvalorização diária desde 2022.
Confira a queda de algumas bolsas em todo o mundo após o anúncio da medida:
Bolsa de Tóquio: 2,77%
Wall Street (EUA): 3%
Bolsas da União Europeia: entre 1,3% e 2%
“Estamos sendo muito gentis, somos pessoas muito gentis. Nós vamos cobrar aproximadamente metade daquilo que eles nos cobram. As tarifas não serão completamente recíprocas”, declarou Trump durante o evento ocorrido em 2 de abril.
Segundo economistas, a medida deve influenciar diretamente a produção de bens e serviços nos EUA, uma vez que a taxa sobre a importação de produtos também impacta no valor dos insumos, utilizados para a fabricação de diversos itens. Assim, com um possível aumento na inflação e queda de consumo da população norte-americana, o novo cenário pode ocasionar diferentes crises econômicas.
No Brasil
O Brasil foi um dos países com o menor índice de taxa sobre as importações: 10%. A situação, ainda que apresente consequências negativas financeiramente, é menos prejudicial daquela enfrentada por outras nações, que vão arcar com taxas maiores.
Glossário:
Ações: menor parte de uma empresa. Ela pode ser adquirida por qualquer cidadão, que passa a ser sócio minoritário dessa companhia e um investidor no mercado de ações. Cada país possui a própria “bolsa”, em que são negociadas todas as pequenas partes dessas grandes empresas.
Inflação: acréscimo do preço geral de produtos e serviços, que pode ser causado por diversos fatores, como a lei de oferta e demanda, por exemplo: quando a procura por um produto é maior, o preço dele também sobe.
Fontes: The New York Times, G1, Folha de S.Paulo e CNN.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.