#pracegover: mão de cientista, coberta por luvas brancas, segura crânio em laboratório. Crédito de imagem: DIVULGAÇÃO/HARVARD

O crânio de um homem muçulmano, roubado há 190 anos, em Salvador (BA), e exibido no Museu Peabody, na Universidade Harvard, nos Estados Unidos (EUA), poderá ser devolvido ao Brasil ainda neste ano. Quem está cuidando das medidas para organizar a repatriação é o Ministério das Relações Exteriores (MRE), também conhecido como Itamaraty.

Pesquisadores acreditam que o crânio tenha sido levado para fora do Brasil pelo diplomata norte-americano Gideon Theodore Snow, que também atuava como comerciante. Ele teria pegado a peça durante a Revolta dos Malês (saiba mais ao lado), de uma das pessoas que morreram nos conflitos. O item chegou ao museu de Harvard por meio de um colecionador da cidade de Boston, nos EUA, não identificado. 

Em julho de 2024, um manto da tribo tupinambá do século 16 voltou ao Rio de Janeiro. Quem realizou a devolução foi o Museu Nacional da Dinamarca, de Copenhague. Os tupinambás usavam a peça, muito importante para a cultura indígena, em rituais.

O QUE FOI A REVOLTA DO MALÊS?

Em 1835, cerca de 600 escravizados africanos se organizaram para se rebelar contra a injustiça que sofriam. Eles realizaram um levante e lutaram contra as pessoas que os escravizaram. Essa revolta se diferencia de muitas outras do mesmo período pela forte presença de africanos muçulmanos.

GLOSSÁRIO 

Repatriação: retorno de pessoas e bens culturais a seu país ou comunidade de origem. No caso de objetos, estes podem ser artefatos antigos, itens arqueológicos, obras de arte e restos humanos, entre outros.

FONTES: GOVERNO FEDERAL, G1 E SUPERINTERESSANTE.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (5)

  • Centro Pedagógico Cecilia Batista de Oliveira Espaço ekoa

    3 semanas atrás

    Bianca e Bruna-5 e 6 ano -Alunas do Espaço Ekoa Olá Jornal joca Nós achamos que o crânio roubado estar relacionado a revolta dos malês é incrível ,pois a revolta é uma coisa muito histórica para se saber sobre o nosso país ,nós estávamos estudando sobre isso na escola e saber sobre o crânio nos interessou ainda mais !!!! Adoramos saber mais sobre isso . Beijos da Bromélia e tchau!!!

  • Centro Pedagógico Cecilia Batista de Oliveira Espaço ekoa

    3 semanas atrás

    Nós gostamos muito da reportagem porque saber que o crânio que foi roubado durante a REVOLTA DOS MALÊS, por um homem chamado Gideon Theodore Snow, depois de tanto tempo ele será devolvido a o Brasil. Antônia e Gui Tchau!

  • Centro Pedagógico Cecilia Batista de Oliveira Espaço ekoa

    3 semanas atrás

    Bia e Pedro Gostamos muito da reportagem, porque é bom saber que o crânio que foi roubado a muito tempo por Gideon Theodore Snow, na época da Revolta dos Malês, e depois levado até o Estados Unidos por um colecionador agora vai ser devolvido ao Brasil. Achamos bem legal tchau.

  • 1 mês atrás

    David e Mariah - 5°ano e 6°ano - Espaço Ekoa Olá Jornal Joca, tudo bem com você? Nós queríamos falar que achamos muito interessante que o crânio e a revolta dos Malês tenham algo em comum, já que estávamos estudando sobre isso, achamos bem interessante que tenham guardado um crânio de um dos escravizados.

  • Centro Pedagógico Cecilia Batista de Oliveira Espaço ekoa

    1 mês atrás

    Muito legal essa matéria!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido