Finlândia continua na primeira posição após oito anos
Foi divulgada, no dia 20 de março, a lista dos países mais felizes do mundo, levantamento feito pela Organização das Nações Unidas (ONU) com base em dados e pesquisa da World Happiness Foundation (WHF). A análise sempre é compartilhada nessa data, que marca o Dia Internacional da Felicidade.
Em 2025, a Finlândia seguiu pelo oitavo ano consecutivo como a primeira colocada; logo em seguida, vieram Dinamarca, Islândia, Suécia e Holanda. O Brasil subiu oito posições na classificação, ficando na 36ª colocação. Há anos, países nórdicos lideram a lista; segundo a WHF, o resultado positivo das nações se dá pelo equilíbrio saudável entre vida a profissional e pessoal.
Pela primeira vez, dois países latino-americanos figuram no top 10: Costa Rica e México. O Brasil se tornou a segunda nação sul-americana mais bem colocada na lista, atrás apenas do Uruguai (29º) e ficando à frente de Argentina (42º) e Chile (45º). O Afeganistão está na última colocação (147º), uma vez que o país sofre com anos de conflitos, entre outros desafios. Além disso, o Afeganistão apresentou outro indicador negativo: de que as mulheres são mais infelizes por lá — quem está no comando da nação é o grupo Talibã, que, baseado em uma visão religiosa radical, impõe medidas comportamentais e sociais para a sociedade, especialmente as mulheres.
Segundo a WHF, alguns dos pontos específicos que impactaram o resultado de felicidade foram jantar em companhia e morar com outras pessoas. Os Estados Unidos, por exemplo, em que vários entrevistados declararam jantar sozinhos todos os dias, ficou na 24ª posição, o pior lugar da nação desde 2012. Por sua vez, casas no México e na Europa, em que mais de quatro pessoas moram juntas, estão entre as mais felizes.
1. Finlândia
2. Dinamarca
3. Islândia
4. Suécia
5. Holanda
6. Costa Rica
7. Noruega
8. Israel
9. Luxemburgo
10. México
Confira aqui a lista completa.
A World Happiness Foundation utiliza dados de fontes como Gallup World Poll e estudos da Universidade de Oxford, no Reino Unido. A cada ano, mais de 100 mil pessoas de todo o mundo são entrevistadas para que o ranking seja feito. Os principais fatores analisados para definir a felicidade de cada nação são: PIB per capita (renda), expectativa de vida saudável (saúde), apoio social, sentimento de liberdade, generosidade e ausência de corrupção.
Os entrevistados também avaliam em uma escala de 0 a 10 o quanto têm a vida desejada, sendo zero o pior cenário e dez o melhor possível.
Glossário:
PIB per capita: indicador que mostra o valor médio de bens e serviços produzido por uma pessoa anualmente.
Fontes: World Happiness Report 2025, CNN , Forbes Brasil e G1.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.