Esta matéria foi originalmente publicada na edição 237 do jornal Joca
Entre os dias 21 e 23 de fevereiro, em Vancouver, no Canadá, foi realizada a quarta etapa do Circuito Mundial de Rugby Sevens. As Yaras, como é conhecida a seleção brasileira, fizeram história ao alcançar seu melhor desempenho na competição, incluindo uma vitória sobre a Austrália, atual campeã e uma das seleções mais fortes do mundo.
A campanha da seleção brasileira começou com uma derrota por 26 a 19 para o Canadá. Nas duas partidas seguintes vieram duas vitórias: 14 a 12 contra a Austrália e 19 a 17 contra a Espanha. Nas quartas de final, as Yaras não mantiveram o ritmo e perderam para a seleção de Fiji por 46 a 0. Já contra a Grã-Bretanha, na partida seguinte, conquistaram outra vitória, com o placar de 19 a 10.
O desempenho garantiu às Yaras o quinto lugar no Canadá, sua melhor colocação na história do circuito mundial. Até então, o melhor resultado era um sexto lugar na etapa de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, na temporada 2021/2022.
Agora, a seleção feminina se prepara para as duas últimas etapas: em Hong Kong, na China, entre 28 e 30 de março, e em Cingapura, entre 5 e 6 de abril. As brasileiras precisam seguir com o bom desempenho para garantir uma das oito vagas na final, que será disputada em Los Angeles, nos Estados Unidos, nos dias 3 e 4 de maio.
RUGBY SEVENS
O rúgbi é um esporte coletivo estabelecido pela primeira vez na Inglaterra, em 1823, e muito popular na Oceania, Ásia e Europa. Possui duas versões principais: rugby league e rugby union. O union, mais popular, tem duas variantes: o rugby XV, com 15 jogadores, e o rugby sevens, criado, em 1883, como uma versão mais ágil, com sete atletas por equipe e partidas de dois tempos de sete minutos. O sevens é a única modalidade olímpica do esporte e fez sua estreia nos Jogos Olímpicos Rio 2016.
FONTES: OLYMPICS, ESPN, CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE RUGBY E GLOBO ESPORTE.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.