Esta matéria foi originalmente publicada na edição 237 do jornal Joca
O Japão encara uma crise histórica de abastecimento de arroz, causada por uma colheita ruim e problemas de distribuição. Por essa razão, o preço do produto está muito alto. Em janeiro, houve um aumento de 71%, em comparação com o mesmo período de 2024. Para tentar conter o crescimento, o governo anunciou, no dia 21 de fevereiro, que vai liberar para o mercado até 210 mil toneladas de arroz do estoque de reserva.
Essa é uma medida comum quando há um descontrole de preços de mercadorias. Sem a quantidade de arroz suficiente para os consumidores, a grande procura pelo produto fez o preço aumentar. Com o estoque do governo, a tendência é normalizar o abastecimento e, assim, fazer o preço cair. O governo japonês estoca arroz desde 1995 e sua reserva é de um milhão de toneladas.
Em janeiro, os japoneses pagaram 3.688 ienes (cerca de 142 reais) por um saco de 5 quilos de arroz, contra 2.023 ienes (76 reais) no ano passado. No Brasil, a mesma quantidade de arroz comum varia entre 25 e 35 reais.
A crise fez disparar o preço de refeições básicas dos japoneses. O onigiri, bolinho de arroz vendido em lojas de conveniência, subiu 9,2%, enquanto o sushi ficou 4,5% mais caro nos restaurantes.
FONTES: FOLHA DE S.PAULO, UOL E JAPAN TIMES.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Ainda bem que o governo vai fazer alguma coisa porque o arroz tá muito caro no Japão
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.