Canal Aberto da edição 237 do jornal Joca
“Procure dicas na internet (sites confiáveis) de características de vídeos de IA, por exemplo, a câmera não se mover ou a data estar cortada”, João B., 10 anos, Colégio Terra Mater (São Bernardo do Campo, SP)
“Podemos usar uma inteligência artificial que tire isso dos vídeos, se funcionar é porque tem e, se não funcionar, tente de novo, porque pode ter dado um problema. Se não funcionar mesmo assim é porque não tem IA mesmo”, Otávio A., 8 anos, Escola Vera Cruz (São Paulo)
Resposta de alunos do Colégio Luce Prima, em São José dos Campos (SP)
“Procurar saber se a fonte é confiável!”, Laura Z., 9 anos
“Tem que verificar se as imagens do vídeo estão com alto nível de nitidez, analisar ruídos e outras falhas”, Liz M., 8 anos
“Na verdade temos que pesquisar para saber se não é fake news”, Alicia V., 8 anos
“Verificando características como sombras, piscar de olhos e reflexos”, Luiz F., 9 anos
“Fazendo pesquisas sobre o assunto e consultando outras fontes de notícias”, Gabriel B., 9 anos
“Podemos ver se o interior do vídeo é real e se é um site confiável”, Theo M., 9 anos
“Pesquisando mais a fundo”, Ian G., 9 anos
“Fazendo pesquisas em fontes confiáveis”, Felipe B., 9 anos
A especialista
Oi, Samuel! Essa sua pergunta é muito importante e será cada vez mais relevante. Existem alguns métodos de verificação técnicas em desenvolvimento, mas para nós, no dia a dia, é importante analisar alguns pontos. Verificar a fonte do material, de onde surgiu, o seu contexto, prestar atenção a detalhes que podem não ser tão consistentes, procurar o mesmo vídeo oficial (caso seja um vídeo informativo e não caseiro). Além disso, também é preciso ter um olhar crítico para ver se não é um vídeo manipulativo, que visa expor alguém, que procura mudar a opinião das pessoas sobre algum assunto. Caso não seja possível diferenciar e esteja prejudicando alguém, convém mandar para especialistas para que façam a verificação. Muitas pessoas podem sair prejudicadas com vídeos produzidos por IA. Todos nós teremos que aprender a lidar com essa novidade que pode nos confundir muito na realidade.
NATÉRCIA M. TIBA MACHADO
Psicóloga clínica, psicoterapeuta de casal e família. Tel.: (11) 99938-0207
A próxima pergunta…
“Como ajudar alguém que está sofrendo bullying?” Isabela O., 9 anos, Colégio Luce Prima
Pudesse entrar no universo do seu livro favorito? Ana Luisa, 9 anos
“Meu livro favorito é As Crônicas de Nárnia e, se eu pudesse entrar nesse universo, eu correria para abraçar Aslan, porque ele é fofinho e com ele me sinto seguro”, João B., 10 anos, Colégio Terra Mater (São Bernardo do Campo, SP)
“O meu livro favorito é um mangá do One Piece. Se eu entrasse nele eu comeria uma fruta do diabo (Akuma no Mi) muito forte e me tornaria o rei dos piratas”, Otávio A., 8 anos, Escola Vera Cruz (São Paulo)
Resposta de alunos do Colégio Luce Prima, em São José dos Campos (SP)
“No Diário de um Banana eu conversaria com a mãe do Greg sobre as férias!”, Gabriel B., 9 anos
“Eu iria tentar achar a princesa perdida do filme Enrolados”, Alicia V., 8 anos
“Eu conheceria a Princesa Amora e comeria um doce da Senhora Dulce”, Leticia S., 9 anos
“Meu livro favorito é O Homem-Cão. Se eu pudesse entrar no livro, faria várias missões e derrotaria o vilão”, Ian G., 9 anos
“Eu me sentiria bem feliz!”, Laura Z., 9 anos
“Poderia ser um dos personagens”, Beatriz G., 9 anos
“Ia ajudar o protagonista a sobreviver aos ataques do jogo”, Luiz F., 9 anos
“Eu iria mandar um monte de cartas”, Liz M., 8 anos
“Eu iria conversar com o personagem principal do livro”, Theo M., 9 anos
“Eu iria ajudar os outros”, Eduardo D., 9 anos
A próxima pergunta…
O que você faria se…
Pudesse convidar qualquer pessoa para seu aniversário? Quem você chamaria? Lucca L., 10 anos, Espaço Pensar (SP)
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