Esta matéria foi originalmente publicada na edição 235 do jornal Joca
Na noite de 2 de fevereiro, foi realizada em Los Angeles, Califórnia, nos Estados Unidos, a 67ª edição do Grammy Awards, premiação considerada a mais relevante da indústria musical. A cerimônia foi na Crypto.com Arena e prestou homenagens, além de arrecadar doações financeiras, às vítimas da forte onda de incêndios que acometeu a cidade norte-americana em janeiro (saiba mais na página 5).
A cantora Beyoncé, maior detentora de troféus e indicações do Grammy, ganhou pela primeira vez o prêmio de Álbum do Ano, com Cowboy Carter, tornando-se a quarta mulher negra a vencer na categoria. Antes dela, Lauryn Hill venceu, em 1999, pelo disco The Miseducation of Lauryn Hill; Whitney Houston ganhou, em 1994, por The Bodyguard; e Natalie Cole faturou, em 1992, com Unforgettable… With Love.
As quatro categorias mais importantes do prêmio, conhecidas como “The Big Four” (“As quatro grandes”, em tradução livre para o português) são: Álbum do Ano, Música do Ano, Gravação do Ano e Artista Revelação. Os vencedores foram, respectivamente, Beyoncé e Kendrick Lamar, que também levou a estatueta de gravação do ano, e, por fim, Chappell Roan, coroada como artista revelação.
Brasil na premiação
O país marcou presença em duas indicações. Anitta concorreu a Álbum Latino, por Funk Generation, e Milton Nascimento foi indicado a Álbum Vocal de Jazz, pela obra Milton + Esperanza, feito em parceria com a cantora Esperanza Spalding. Nenhum dos dois venceu, mas um acontecimento ligado ao segundo gerou polêmica nas redes. Milton foi impedido pelo evento de acompanhar a celebração sentado em uma das mesas do salão principal, com os outros nomeados. Como forma de protesto, Esperanza segurou um cartaz com a foto do brasileiro que dizia: “Esta lenda viva deveria estar sentada aqui”.
O QUE É O GRAMMY?
Conhecido como “Oscar da música”, o prêmio é concedido anualmente há mais de 60 anos, desde 1959. Os indicados e vencedores são escolhidos pelo voto de integrantes da Academia de Gravação (em tradução livre), associação que organiza o prêmio. O nome da premiação é inspirado no troféu: uma estatueta em formato de gramofone, aparelho criado, no século 19, para tocar música.
MELHOR ÁLBUM INFANTIL
O Grammy também celebra as melhores produções de música infantil. Nesta edição, quem venceu a categoria Álbum Infantil foi Brillo, Brillo!, de Lucky Diaz and the Family Jam Band.
FONTES: GRAMMY AWARDS, CNN BRASIL E
BILLBOARD.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.