Lua Ganimedes ao lado de Júpiter em foto tirada pela Nasa em 2000. Crédito de imagem: Getty Images/Nasa

No dia 15 de outubro, a Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) divulgou a primeira parte do mapa tridimensional (3D) que está sendo feito do universo a partir da captura de imagens do telescópio Euclides. O objetivo do equipamento é, no período de seis anos, enviar fotos que criem o mapeamento completo do universo — o lançamento do telescópio ao espaço foi em 2023.

#pracegover: imagem de parte do universo capturada pelo Euclides é apenas 1% do total. Crédito de imagem: reprodução

A primeira imagem divulgada mostra mais de 100 milhões de estrelas e galáxias. Ainda assim, representa apenas 1% de tudo o que o telescópio coletará em sua trajetória. O Euclides já obteve mais de 260 observações que, juntas, formam uma imagem completa — esta é apenas a primeira parte de um grande quebra-cabeça que será montado nos próximos anos.

#pracegover: área total que será estudada pelo Euclides em seis anos (mapeamento já conhecido do universo). Crédito de imagem: reprodução

O principal objetivo da ESA é que o material possibilite estudos mais aprofundados sobre temas ainda não muito compreendidos pela comunidade científica, como a matéria escura.

#pracegover: com zoom aplicado, várias galáxias são identificadas no trecho capturado. Crédito de imagem: reprodução

Ao aplicar um zoom de até 600 vezes, é possível observar uma galáxia nitidamente. Ao todo, na foto de 208 gigapixels (1 gigapixel equivale a 1.000 megapixels) estão cerca de 14 milhões de galáxias.

Para conseguir capturar tudo isso, o Euclides tem como diferencial o campo de visão, que é amplo e tem a capacidade de cobrir uma grande área em apenas uma imagem. Além disso, a visualização do instrumento consegue alcançar bilhões de anos-luz no espaço. Alguns dos astros presentes na foto divulgada estão a uma distância de cerca de 10 bilhões de anos-luz da Terra.

#pracegover: zoom de 150 vezes revela astros e galáxias. Crédito de imagem: reprodução

QUAL É O TAMANHO DO UNIVERSO? 

Como ainda é cientificamente impossível “medir” todo o universo, a astronomia considera como campo explorável (área utilizada para o projeto de mapeamento completo do Euclides, por exemplo) a densidade das partes já conhecidas e identificadas (atualmente, uma distância de cerca de 93 bilhões de anos-luz). Embora não seja completamente comprovado que o universo seja infinito, há fortes hipóteses que sugerem isso.

#pracegover: zoom de 600 vezes aproxima uma galáxia. Crédito de imagem: reprodução

GLOSSÁRIO

MATÉRIA ESCURA: matéria de natureza desconhecida que, acredita-se, ocupa 95% do universo. Não interage com outros tipos de matéria e afeta o campo gravitacional das galáxias. 

PIXEL: menor unidade de medida de uma imagem digital. 

ANO-LUZ: distância que a luz percorre em um ano terrestre — cerca de 9,46 trilhões de quilômetros.

 DENSIDADE: relação entre a massa e o volume de algo.

FONTES: ESA, BBC, G1 E MUNDO EDUCAÇÃO.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido