“Tamanha é a crença na vida, no que a vida tem de mais precário, bem entendido, a vida real, que afinal esta crença se perde. O homem, esse sonhador definitivo…” Esta é a primeira fase do “Manifesto surrealista”, assinado por André Breton, poeta e escritor francês líder do movimento artístico que surgiu por meio das vanguardas do modernismo, na Europa. Desde a sua origem, em Paris, em 1924, o surrealismo teve, e ainda tem, diferentes expressões: nas artes plásticas, literatura, moda e audiovisual, entre outras. O movimento mostra o universo irreal dos sonhos, desde as formas mais imaginárias até aspectos descritos nos estudos do inconsciente humano, com referência em obras de Sigmund Freud, conhecido como “pai da psicanálise”. Objetos que parecem derreter, formas difusas entre humanos e animais, figuras geométricas, seres mitológicos e elementos da natureza aparecem nas criações surrealistas.

POR LARISSA MARIANO

#pracegover: Ilustração de parte de um rosto, com destaque para o olho. Ao lado do olho, há pássaros voando. Crédito de imagem: ILUSTRAÇÃO REALIZADA COM IMAGENS DE: FRANCESCOCH E CALVINDEXTER_GETTY IMAGES REPRODUÇÃO SCHIAPARELLI.COM / PHILADELPHIA MUSEUM OF ART

SURREALISMO NO AUDIOVISUAL 

Assim como a moda, o mundo audiovisual explora características surrealistas. Existem diversos curtas-metragens, por exemplo, que são considerados filmes surrealistas. Destino, lançado em 2003, é uma animação da Walt Disney em parceria com Dalí, com os primeiros esboços da produção feitos ainda em 1945, 58 anos antes da estreia. O curta conta a história de quando Cronos, titã da mitologia grega que representa o tempo, apaixona-se por uma mulher mortal. 

SURREALISMO NA MODA 

Existem grandes referências ao movimento surrealista na moda, em especial na alta-costura (técnica que produz roupas exclusivas e artesanais). A marca Schiaparelli, criada pela estilista Elsa Schiaparelli, já apresentou peças com diferentes estampas que lembram sonhos e figuras animalescas. Elsa chegou a criar modelos em parceria com Salvador Dalí, incluindo o famoso “vestido lagosta”, em 1937. Atualmente, outras marcas fazem referência ao surrealismo, com criações exageradas, transformando itens cotidianos em peças chamativas.

#pracegover: Vestido branco, com uma lagosta vermelha estampada no centro, detalhes em vermelho e em verde. Crédito de imagem: ILUSTRAÇÃO REALIZADA COM IMAGENS DE: FRANCESCOCH E CALVINDEXTER_GETTY IMAGES REPRODUÇÃO SCHIAPARELLI.COM / PHILADELPHIA MUSEUM OF ART

SALVADOR DALÍ 

O artista mais emblemático do surrealismo nasceu em Figueres, na região da Catalunha, Espanha. Desde novo, Dalí mostrou aptidão para as artes plásticas. Na universidade, a Escola de Belas-Artes de São Fernando, em Madri, o pintor conheceu personalidades que se tornaram influências para seu trabalho, como o cineasta Luis Buñuel e o cientista Albert Einstein. Algumas das obras mais famosas de Dalí no surrealismo são A Persistência da Memória (1931), Metamorfose de Narciso (1937), e Nascimento de uma Divindade (1960). Além de atuar nas artes plásticas, o catalão foi escritor e produtor de obras audiovisuais, sempre inserindo características imaginárias e aparentemente desconexas às criações.

AS OBRAS MAIS FAMOSAS 

A Persistência da Memória (1931, Salvador Dalí) 

Os Amantes (1928, René Magritte) 

O Triunfo do Surrealismo (1937, Max Ernst) 

“Manifesto surrealista” (1924, texto de André Breton) 

Os Elefantes (1948, Salvador Dalí) 

O Veado Ferido (1946, Frida Kahlo) 

O Filho do Homem (1964, René Magritte) 

Urutu (1928, Tarsila do Amaral)

OS PRINCIPAIS ARTISTAS 

SALVADOR DALÍ (1904-1989) – Espanha 

RENÉ MAGRITTE (1898-1967) – Bélgica 

PABLO PICASSO (1881-1973) – Espanha 

ANDRÉ BRETON (1896-1966) – França 

FRIDA KAHLO (1907-1954) – México 

MAX ERNST (1891-1976) – Alemanha 

JOAN MIRÓ (1893-1983) – Espanha

GLOSSÁRIO

MODERNISMO: conjunto de expressões artísticas que surgiu na Europa, entre o fim do século 19 e meados do século 20. Reúne arquitetura, escultura, literatura, teatro, design, música e pintura. O movimento se expressou por meio das chamadas vanguardas europeias, que incluem futurismo, cubismo, surrealismo, dadaísmo e expressionismo. PSICANÁLISE: método terapêutico baseado na ciência para analisar a mente humana. Desenvolvido pelo austríaco Sigmund Freud, médico neurologista.

FONTES: ARTE QUE ACONTECE, CENTRO CULTURAL SÃO PAULO, CENTRO UNIVERSITÁRIO BELAS ARTES, COLÉGIO DE ARQUITETOS, INFOESCOLA, UFRGS, ARCHDAILY, BRAZIL ARTES, BRASIL ESCOLA, GALILEU E ESCRITÓRIO DE ARTE.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 230 do jornal Joca

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido