Veja diferentes maneiras de ler periódicos dentro e fora da sala de aula
Por Vinicius Marques
O Joca é um jornal infantojuvenil que pode ser adquirido por meio da assinatura de famílias e escolas. Quando trabalhado com o auxílio de educadores, o periódico promove a formação cidadã dos leitores e a educação midiática — conjunto de habilidades necessárias para acessar conteúdos informacionais. As instituições de ensino que assinam o Joca, com o auxílio da equipe pedagógica do jornal, encontram diferentes maneiras para desenvolver esse processo.
Na Emef Professora Maria Diva Franco de Oliveira, de Mogi Guaçu (SP), as professoras do ensino fundamental I Vandenilda Kawati e Daniela Mendonça começaram, em 2024, a falar com os estudantes do 5º ano sobre fake news. Em parceria com os alunos, elas concluíram que uma boa ideia para combater a desinformação na escola seria promover a leitura do Joca nos demais anos. Assim surgiu a criação do Jocantinho. O espaço tem, além da decoração propícia e dos jornais, cartazes com curiosidades sobre o Joca e uma cesta de likes. Os estudantes do 5º ano interessados em participar foram distribuídos em uma escala de revezamento. Em quatro intervalos na semana, seis deles vestem um crachá escrito “Leitor do dia”.
Quando os alunos de outros anos visitam o ambiente, os quintanistas ajudam na abordagem dos jornais, recomendando seções, auxiliando na leitura, promovendo conversas sobre uma reportagem ou até mesmo apresentando o formato da publicação. Eles também cuidam da cesta de likes, colaborando com alunos menores na escrita do nome deles nas fichas e deixando uma “curtida” para o espaço. Maria Eduarda R., do 5º B, diz que gosta de ler o jornal sozinha, para se concentrar, mas há quem prefira ler em grupo, como Samuel F., do 3º B. “Eu gosto de ler com meus amigos. Esse cantinho é importante para ter uma noção das coisas que estão acontecendo no mundo”, diz.
Na Escola Espaço Pensar, em São Paulo (SP), os estudantes do 6º ano estão bem familiarizados com o jornal, uma vez que o colégio já desenvolve a leitura do Joca há alguns anos. As turmas do 2º ao 6º ano leem na sala de aula, respeitando o nível de desenvolvimento de cada idade. Quando o jornal chega ao colégio, é organizado, em cada classe, um momento coletivo para explorar a edição nova, com a escolha de pelo menos duas matérias de interesse que possam ser lidas em grupo. Posteriormente, a coordenadora pedagógica Deborah Vallilo e os professores avaliam quais textos podem auxiliar nas diferentes disciplinas e em cada turma.
Os estudantes carregam o jornal na pasta de lição de casa, possibilitando, assim, que a família tenha acesso ao material. “O meu sonho é que todos eles tenham prazer pela leitura. Temos que buscar sempre temas atraentes para os alunos, para que essa aprendizagem seja efetiva”, finaliza Deborah.
Esta matéria foi originalmente publicada na edição 226 do jornal Joca.
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