Confira algumas curiosidades sobre a Olimpíada
Os Jogos Olímpicos surgiram na Grécia Antiga, por volta do século 8 antes de Cristo (a.C.), na cidade de Olímpia. Eram disputadas competições de atletismo, lançamento de objetos e diferentes modalidades de luta, em uma cerimônia que também oferecia sacrifícios ao deus grego Zeus. Os Jogos de 1896, na cidade de Atenas (Grécia), são considerados os primeiros da era moderna. A partir de então, com periodicidade de quatro anos, o torneio se firmou como a maior competição esportiva mundial. Em 1925, surgem também os Jogos Olímpicos de Inverno, que reúnem modalidades disputadas na neve e no gelo.
A Olimpíada mais longa foi em Londres, Reino Unido, em 1908: os jogos se estenderam entre 27 de abril e 31 de outubro. Inicialmente, a quarta edição do evento estava prevista para ser realizada em Roma, capital da Itália, mas a erupção do vulcão Vesúvio fez com que, de última hora, Londres se tornasse a anfitriã. Também foi a primeira vez que um estádio foi construído exclusivamente para a Olimpíada: o White City, com capacidade total para mais de 100 mil pessoas, foi erguido em apenas dez meses. O local foi demolido em 1985.
Entre os anos de 1912 e 1948, cinco modalidades artísticas também faziam parte da Olimpíada: arquitetura, pintura, escultura, literatura e música. O segmento artístico do torneio, chamado “Pentatlo das Musas”, foi criado pelo barão francês Pierre de Coubertin, fundador do Comitê Olímpico Internacional e dos Jogos Olímpicos modernos. Os artistas submetiam suas obras ao comitê dez meses antes do início do evento e as medalhas eram entregues durante a competição.
Roma sediou a primeira Olimpíada que foi transmitida, via satélite, pela TV, em 1960. Mais de 200 milhões de pessoas puderam acompanhar as competições.
O Brasil sediou os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Foi a primeira vez que o evento teve o país como sede. Os Estados Unidos foram o campeão em número de medalhas, com 121 no total. Cerca de 41 bilhões de reais foram gastos para realizar a Olimpíada no Rio, que reuniu mais de 10 mil atletas, de 206 países.
O país com o maior número de medalhas conquistadas em olimpíadas de verão é o Estados Unidos: são 2.655 medalhas ao todo. Atualmente, o Brasil tem 150 medalhas, das 23 participações que fez nos Jogos Olímpicos. Confira os maiores medalhistas: 1º Estados Unidos: 2.655; 2º União Soviética (URSS*): 1.010; 3º Grã-Bretanha: 931; 4º Alemanha: 797; e 5º França: 772.
As sedes das próximas olimpíadas de verão já foram definidas. Em 2028, pela terceira vez, Los Angeles, nos Estados Unidos, hospedará o evento. Quatro anos depois, em 2032, os Jogos serão em Brisbane, na Austrália. As sedes são escolhidas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), depois que as cidades se candidatam.
FONTES: COI, GE, BRASIL ESCOLA, OLYMPEDIA E NSC TOTAL.
Esta matéria foi originalmente publicada na edição 226 do jornal Joca.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
acompanhe as Olimpiadas e torça para o seu pais
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.