Evento reuniu público, palestrantes e artistas com deficiência
Em 26 de maio, a cidade de Brasília, no Distrito Federal, recebeu pela primeira vez a Parada do Orgulho da Pessoa com Deficiência (na sigla, PcD). Com uma programação cheia de atividades culturais, o evento reuniu apresentações artísticas com grupos formados apenas por PcDs. Declamação de poesias, uma apresentação de break dance com cadeiras de rodas e uma banda de instrumentos musicais tocados por pessoas com deficiência auditiva foram algumas das atrações que marcaram o dia.
A parada foi pensada para dar espaço para que pessoas com deficiência possam tanto se manifestar por meio da arte como assistir ao evento. Por isso, a programação tem como objetivo abranger o maior público PcD possível. Em sessões de debate sobre filmes, por exemplo, os longas foram exibidos com legendas, para que quem tivesse algum nível de deficiência auditiva pudesse acompanhar. As equipes que apoiam o evento também são formadas por PcDs.
A primeira Parada do Orgulho da Pessoa com Deficiência ocorreu em setembro de 2023, em São Paulo (SP), como forma de marcar o Dia Nacional de Luta da PcD (21 de setembro). Outras cidades, como Salvador (BA) e Recife (PE), também já receberam o evento. Já Belo Horizonte (MG), SP e Rio de Janeiro (RJ) devem sediar a parada em julho, setembro e novembro, respectivamente.
Break dance: estilo de dança de rua que surgiu na década de 1970 entre membros das comunidades negra e latina nos Estados Unidos. Faz parte da cultura hip-hop — leia mais sobre esse movimento artístico aqui no Joca.
Fontes: Agência Brasil, CBN Recife, Diário do Nordeste e Parada (PCD Instagram).
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.