Marlene Malahoo Forte, ministra de Assuntos Constitucionais da Jamaica, deu oficialmente início a uma reforma constitucional no país, em 9 de junho. Isso significa que, após 60 anos, a Jamaica poderá romper com a monarquia britânica, ou seja, tornar-se uma república e não ter mais Elizabeth II, do Reino Unido, como rainha.

Um comitê será montado para reformular a Constituição (conjunto de leis de um país) da Jamaica, estabelecida em 1962. O fim do processo está previsto para 2025. Segundo a ministra, para que haja o rompimento com a monarquia britânica, é preciso ter a maioria dos votos do congresso jamaicano (em que trabalham parlamentares, ou seja, políticos que representam a população). Além disso, os cidadãos serão convocados para participar da decisão.

De acordo com Malahoo, “o objetivo é (…) produzir uma nova Constituição (…) para estabelecer a República da Jamaica (…) substituindo a monarquia constitucional e afirmando nossa autodeterminação e herança cultural”. O mesmo aconteceu com Barbados, que se desligou dos britânicos em 2021 para deixar o passado colonial para trás.

História jamaicana
A Jamaica começou a ser colonizada pelo Reino Unido em 1655 e ficou sob o domínio britânico até 1962, quando conquistou a independência. A nação, no entanto, permaneceu tendo Elizabeth II como chefe de Estado e se tornou parte da Commonwealth (Comunidade Britânica de Nações).

Além da Jamaica, outros 13 países da Commonwealth têm laços com a monarquia britânica: Canadá, Bahamas, Belize, São Vicente e Granadinas, São Cristóvão e Névis, Antígua e Barbuda, Santa Lúcia, Granada, Ilhas Salomão, Tuvalu, Papua-Nova Guiné, Austrália e Nova Zelândia.

Glossário
Commonwealth: associação formada por 54 países, incluindo o Reino Unido. Embora qualquer nação possa fazer parte, quase todas já foram governadas pela monarquia britânica. Hoje, a maior parte é independente, mas 14 delas ainda têm Elizabeth II como chefe de Estado.

Fontes: BBC, Commonwealth, O Globo e UOL.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 190 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido