Arte: Milena Branco

Muitos animais enxergam de maneira diferente de nós. Os cães, por exemplo, identificam as cores primárias azul e vermelha, mas não enxergam o verde. Assim, na ausência do verde, o cérebro dos cachorros completa a visão com cinza. Já os beija-flores enxergam mais cores do que os humanos, percebendo mais brilhos e tonalidades distintas.

Provavelmente, os elefantes não enxergam todas as cores como enxergamos. Geralmente, não conseguir distinguir todas as cores é uma característica dos animais que têm hábitos noturnos, ou seja, aqueles que preferem dormir durante o dia. Isso porque eles não têm tanta necessidade de ver cores durante as noites escuras.

Mas não precisa ficar com pena desses bichos. Eles desenvolveram outros sentidos muito apurados, como a audição e o olfato, para suprir a ausência de cores.

É o caso dos elefantes, que possuem olfato excelente, usando a tromba para perceber a presença de outros animais e localizar água e alimento. A audição deles também é ótima.

Outra curiosidade é que eles conseguem se comunicar com diferentes elefantes a longas distâncias ou durante a noite. Eles emitem sons baixos, graves e prolongados, chamados de infrassons. São ondas sonoras que “viajam” por muitos quilômetros e são perceptíveis para outros elefantes, mas que nós, humanos, não ouvimos.

Pergunta enviada pela leitora Sofia F.

Tem alguma dúvida sobre o mundo animal? Mande sua pergunta para nós: joca@magiadeler.com.br.

Conheça o canal do biólogo Guilherme Domenichelli.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (4)

  • Gabriela Baptista de Freitas

    1 ano atrás

    Comendador Soares, 11/06/2022. eu achei bem interessante essa noticía . quando vi que tinha lido essa noticía fiquei de quecho caido!

  • 1 ano atrás

    oi

  • João Marcos

    1 ano atrás

    eu achei legal essas curiosidades do elefante ainda mais quando eu vi que os cachorros não enxergam o verde :o

  • felipe.k

    2 anos atrás

    os elefantes não enxergão todas as cores como os humanos

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido