Arte: Milena Branco

Celebrado em 25 de dezembro, o Natal marca o nascimento de Jesus Cristo, principal personalidade do cristianismo. Para te deixar por dentro da data, o Joca selecionou cinco curiosidades sobre essa comemoração que você provavelmente não conhecia. Confira

O Natal de 2020 não foi o primeiro que aconteceu durante uma pandemia

Médicos, membros do Exército e repórteres usando máscaras para evitar a gripe espanhola. Foto: Bettmann/colaborador/Getty Images

Em 1918, o mundo enfrentava a pandemia da gripe espanhola, e o mês de dezembro marcou a segunda onda da doença. Por isso, era recomendado que as pessoas respeitassem o distanciamento social nas comemorações e usassem máscaras faciais para evitar a contaminação. No Brasil, as principais recomendações de especialistas incluíam lavar bem as mãos, evitar aglomerações e o fechamento de estabelecimentos como lojas, restaurantes e escolas. 

Em alguns países não se come peru no Natal

O peru é um dos pratos típicos da ceia de Natal no Brasil. Foto: Thomas Barwick/Getty Images

O peru – assim como a farofa, a rabanada e o arroz (com ou sem uvas-passas!) – é um dos pratos mais comuns das ceias de Natal dos brasileiros. Mas você sabia que, em alguns países, essa ave não costuma ser consumida nessa época do ano? Na Itália, por exemplo, é comum preparar peixes e frutos do mar para a ceia de Natal, enquanto em alguns países da América Latina, como a Costa Rica, o prato principal da ceia costuma ser uma espécie de pamonha feita com carne de porco, que pode levar frutas e verduras.  

Como surgiram as árvores de Natal

Decorar árvores é uma das principais tradições natalinas. Foto: Siri Stafford/Getty Images

Não se sabe exatamente quem criou o costume de decorar árvores de Natal, mas uma das teorias mais aceitas é de que elas são uma invenção relativamente recente. Alguns historiadores acreditam que elas surgiram no século 19, quando a rainha Vitória e o marido, o príncipe Albert, ambos da Inglaterra, começaram a montar árvores decoradas em sua casa de férias. A tradição acabou inspirando muitos ingleses a fazer o mesmo e, como na época os britânicos dominavam países em todos os continentes, o hábito foi se espalhando. Por outro lado, alguns estudiosos defendem que montar árvores decoradas nessa época do ano é um costume que existe desde a antiguidade, como forma de simbolizar a vitória da luz no inverno.

Frutas eram usadas para decorar as árvores natalinas

Bolas coloridas nem sempre foram a escolha mais comum para enfeitar as árvores de Natal. Foto: Evgeniia Siiankovskaia/Getty Images

Você já parou para pensar como surgiu a tradição de enfeitar as árvores de Natal com bolas coloridas (principalmente vermelhas)? Antes de elas serem inventadas, as pessoas usavam nozes, pedras, maçãs e outras frutas para decorar as árvores. Mas, no século 19, um vidraceiro alemão teve a ideia de produzir enfeites que durassem mais tempo do que esses alimentos, criando a tradição de fazer bolas de materiais como vidro e plástico. 

O Natal nem sempre foi comemorado em 25 de dezembro

Representação do nascimento de Jesus. Foto: Fred de Noyelle/Getty Images

É muito difícil saber qual é a data exata do nascimento de Jesus Cristo. Isso porque existiam diferentes calendários que eram usados na época – até hoje, os judeus, grupo ao qual Jesus pertencia, usam um calendário baseado na Lua, enquanto os romanos faziam uma contagem diferente. Por isso pesquisadores acreditam que a data escolhida para celebrar o nascimento de Jesus foi selecionada muitos anos após a morte dele e que teria sido oficializada em 354 d.C. (depois de Cristo), pelo Papa Júlio I. A ideia era de que a celebração acontecesse na mesma data que uma festa pagã que homenageava o deus persa Mitra. 

Fontes: Exame, National Geographic, Superinteressante, Superinteressante, The Culture Trip e UOL

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido