Sempre falam que as crianças precisam ter livros em casa para aprender a ler. Mas e a matemática? A gente também precisa falar sobre ela”, lembra Cristina Diaz, CEO (chief executive officer, principal cargo em uma empresa) do Canguru de Matemática Brasil. O projeto, que tem como objetivo levar a matemática para os jovens de um jeito divertido e desafiador, possui várias formas de ensinar: por livros com atividades relacionadas ao tema, conteúdos e desafios gratuitos no site e até com a maior competição de matemática do mundo.

Para Helena K., 8 anos, que participou do concurso em 2021, a disputa foi uma maneira de se desafiar a enfrentar a matemática. “Você tenta e fica mais afiado. Dá para gostar da matemática quando você aprende a usá-la de um jeito divertido”, diz. Outro ponto positivo para ela é que as questões são feitas para se aproximar da realidade dos jovens. “A gente ilustra também as questões, o que faz com que o jovem seja inserido naquele cenário”, explica Cristina.

Outro programa feito para descomplicar a matemática é o Matific. A plataforma traz conteúdos relacionados ao tema e jogos para praticar os aprendizados. No Colégio Estadual do Campo Luiz de Jesus Correia, em Ipiranga (PR), ela é usada dentro e fora da sala de aula. “A professora ensina os conteúdos na sala e a gente chega em casa e faz os exercícios do Matific. Eu sempre gostei de matemática, mas ter um aplicativo assim me deixa mais interessado ainda”, diz Leonardo D., 11 anos. “Outra coisa legal é que tem a Ilha da Aventura, com vários jogos. Quanto mais jogos você ganha, mais você pode ir aperfeiçoando seu avatar. Isso me deixa motivada”, completa Evelin M., 11 anos.

A professora Maria Fernanda Traut (em cima, à esquerda), que introduziu o Matific no colégio, com a coordenadora Rosane Portela (em cima, à direita) e os estudantes Evelin M. e Leonardo D. Foto: Arquivo pessoal

FICOU INTERESSADO PELOS PROJETOS? ACESSE O SITE DO CANGURU (CANGURUDEMATEMATICABRASIL.COM.BR) E DO MATIFIC (MATIFIC.COM/BRA/PT-BR/).

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 179 do jornal Joca

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (4)

  • eacjj50@eac.com.br

    2 anos atrás

    legau!

  • Maria tereza

    2 anos atrás

    Que legal! Geralmente eu faço o matific

  • Paloma

    2 anos atrás

    Eu também

  • Joana

    2 anos atrás

    Achei bem legal a forma divertida de aprender matemática!!!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido