O que muita gente não tem consciência é de que o desmatamento não apenas mata árvores e animais de milhares de espécies, como também cria problemas muito reais para a própria humanidade, não importa em qual país ou região o desmatamento aconteceu.

Quase todas as pandemias que a humanidade já enfrentou foram causadas, muito provavelmente, pelo desmatamento, sabia? E sabe por que isso ocorre? Bem, quando nós destruímos uma floresta inteira e matamos milhares de seres vivos com esse ato, nessa situação, bactérias desconhecidas, que antes apenas se proliferavam no fundo das matas, começam a se espalhar pelo mudo.

Muito provavelmente, esse também foi o caso da covid-19. Na realidade, não podemos afirmar com certeza como essa doença surgiu, mas eu tenho praticamente certeza de que a covid-19 já existia tempos atrás e apenas começou a se espalhar depois que o bosque ou floresta onde o vírus estava se proliferando foi destruído.

Mas não vá pensar que isso começou a ocorrer sem aviso nenhum, pois você estaria enganado. Os indígenas têm uma conexão fortíssima com a natureza, tanto que antes dos europeus (portugueses) chegarem e colonizarem o Brasil, os índios nunca ficavam doentes, sabia? Fomos nós que trouxemos essas doenças para cá.

Os indígenas nos avisaram diversas vezes do perigo de desmatar as matas, que lá dentro aguardavam doenças que nós não tínhamos conhecimento. Mas é claro que os portugueses não deram atenção e até hoje a maioria das pessoas ainda não dá. Então se preparem, meus amigos, pois se o desmatamento e a destruição continuarem intensos e contínuos como estão, é bem possível que esta seja a primeira pandemia de muitas, que se seguirão uma atrás da outra, cada vez mais fatais e rápidas.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (3)

  • Maria Luiza Nascimento Serralha

    2 anos atrás

    Adorei essa reportagem! Nela mostra muitas coisas que nós não vemos. O desmatamento da natureza, é o desmatamento de vidas.

  • Paula de Oliveira Chaves

    2 anos atrás

    Nossa gente n sabia que a pandemia começu assim 😱 #CHOCADA

  • Pablo L.

    2 anos atrás

    Excelente artigo. O jovem é eloqüente e preciso. Parabéns.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido