A campanha de vacinação contra a gripe, iniciada em 12 de abril e com prazo para seguir até 9 de julho, já está imunizando crianças de 6 meses a 6 anos, profissionais da saúde, indígenas e grávidas, entre outros que fazem parte do grupo prioritário. Desta vez, os idosos não estão no primeiro grupo porque muitos tomaram há pouco tempo a vacina contra a covid-19. É preciso esperar alguns dias antes de receber uma nova imunização (saiba mais abaixo) — consulte o calendário de vacinação da sua cidade para conferir a organização das prioridades. As vacinas são oferecidas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o Ministério da Saúde, a imunização é importante por ser a forma mais eficaz de evitar casos graves e mortes causadas pela gripe. Além disso, tomar a vacina contra a gripe neste momento de pandemia diminui os casos em que um paciente é infectado pela covid-19 e pela gripe ao mesmo tempo, o que pode deixar o quadro mais grave. A imunização contra a gripe também ajuda a reduzir a sobrecarga nos hospitais, pois menos pessoas precisam de atendimento médico.

A meta é imunizar 90% de cada um dos grupos prioritários. Ao todo, 80 milhões de vacinas contra a gripe foram produzidas para um público de 79,7 milhões de pessoas. O responsável pela fabricação foi o Instituto Butantan, o mesmo que produz a CoronaVac (uma das vacinas contra a covid-19 usadas no Brasil).

Vacina da covid-19 x vacina da gripe
A vacina da covid-19 não protege contra a gripe — nem a da gripe protege contra a covid-19. Neste momento em que as duas campanhas acontecem ao mesmo tempo, o Ministério da Saúde faz algumas recomendações:

  • Quem tomou a vacina contra a covid-19 deve esperar pelo menos 14 dias após a segunda dose antes de se imunizar contra a gripe;
  • Pessoas que já podem tomar a vacina de covid-19 devem priorizar a vacinação contra o novo coronavírus;
  • Quem estiver com suspeita de covid-19 deve esperar até estar completamente recuperado ou pelo menos 28 dias após o início dos sintomas para se vacinar contra a gripe. Quem não apresenta sintomas deve esperar 28 dias após o teste que detectou o novo coronavírus.

Fontes: CNN Brasil, G1, Ministério da Saúde, Secretaria de Saúde de Minas Gerais e UOL.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 169 do jornal Joca

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido