Um estudo publicado na revista Nature, em 14 de outubro, contabilizou 1,8 bilhão de árvores no oeste do deserto do Saara e no Sahel (faixa que separa o deserto do Saara da savana do Sudão), no continente africano. A maior parte das árvores foi encontrada no Sahel, mas há centenas de milhões delas no Saara, o maior deserto não polar (não coberto por gelo) do mundo, de acordo com a pesquisa.

As árvores foram identificadas a partir de 11 mil imagens de satélite de alta resolução. Os próprios pesquisadores se surpreenderam com a quantidade de árvores, que pode ser ainda maior, já que apenas 20% do território do Saara e do Sahel foi analisado. Participaram da pesquisa cientistas de diversos países como Alemanha, Dinamarca, França e Senegal.

Isoladas
Ao contrário do que é visto em uma grande floresta, os pesquisadores perceberam que, no deserto, as árvores ficam sozinhas, distantes umas das outras. Assim, foi usado um sistema para contá-las uma a uma em uma região de 1,3 milhão de quilômetros quadrados no noroeste da África — área equivalente à ocupada pelo estado do Amazonas e da qual fazem parte países como Argélia, Burkina Faso, Mali, Mauritânia e Senegal.

Apesar de não serem muito estudadas, as árvores que ficam fora de florestas são importantes por armazenar gás carbônico e oferecer alimento e abrigo para humanos e animais, garantindo a biodiversidade em vários locais, segundo o estudo. Os especialistas acreditam que o sistema desenvolvido por eles pode servir para encontrar árvores em outras partes do mundo. Isso deve permitir o estudo da atuação dessa vegetação na diminuição das mudanças climáticas, por exemplo.

Fontes: BBC, Hypeness, Nature e ScienceDaily.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 160 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido