O maior animal dos oceanos é a baleia-azul. Aliás, ela é o maior animal que já existiu, já que nem mesmo os grandes dinossauros eram maiores do que ela. A baleia-azul pode medir até 30 metros de comprimento (mais do que uma quadra de basquete) e pesar 180 toneladas (mais do que 28 elefantes-africanos juntos). Para ter uma ideia do tamanho, a língua dela sozinha pode pesar tanto quanto um elefante inteiro e o coração é do tamanho de um carro pequeno.

Ela é uma excelente mergulhadora, pode atingir grandes profundidades e consegue ficar até uma hora sem respirar graças aos pulmões gigantes, que têm capacidade para 5 mil litros de ar.

A baleia-azul respira por um par de buracos localizados no alto da cabeça chamados de espiráculos. Eles são bem grandes, o suficiente para passar um bebê humano. Na hora que a baleia-azul vai soltar o ar quente dos pulmões, ele entra em condensação com o ar frio do ambiente e se transforma em um jato de água que alcança até 9 metros de altura (o equivalente a um prédio de três andares).

Mesmo os filhotes já causam espanto pelo tamanho. Um recém-nascido de baleia-azul pode pesar mais do que um elefante adulto e medir 7,5 m de comprimento. Durante os primeiros sete meses de vida, os bebês tomam 230 litros de leite por dia, o que faz com que engordem quatro quilos por hora.

Já os menores animais dos oceanos são alguns invertebrados, animais que não possuem ossos, de um grupo chamado de nudibrânquios. A variedade de animais nesse grupo é enorme, chegando a 3 mil espécies diferentes. Entre eles estão, por exemplo, as lesmas-do-mar. As menores têm aproximadamente meio centímetro de comprimento.

Pergunta enviada pelo leitor Bernardo C.

Tem alguma dúvida sobre o mundo animal? Mande sua pergunta para nós: joca@magiadeler.com.br.

Conheça o canal do biólogo Guilherme Domenichelli.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (6)

  • @Martim

    3 anos atrás

    Quem vence ? O Titãnossauro ou a Baleia Azul?

  • Jornal Joca

    3 anos atrás

    Oi, Martim. Tudo bom? A baleia azul é maior que o tiranossauro. O Guilherme fez um vídeo sobre isso, assista aqui: https://www.youtube.com/watch?v=o0sm85M0un4 Abraços!

  • maria do socorro vieira carneiro sousa

    3 anos atrás

    e qual maior animal do mundo?

  • Jornal Joca

    3 anos atrás

    Oi, Maria. Nós enviamos a sua pergunta para o Guilherme e ela pode aparecer aqui no Dúvida Animal a qualquer momento. Abraços!

  • Pedro Pinho

    3 anos atrás

    legal que animal gigantesco e a baleia azul!!!!!!!!

  • Sophia

    3 anos atrás

    Gostei muito

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido