O Dia da Internet é comemorado em 29 de outubro. Arte: Ana Beatriz Pádua.
O Dia da Internet é comemorado em 29 de outubro. Arte: Ana Beatriz Pádua.
O Dia da Internet é comemorado em 29 de outubro. Arte: Ana Beatriz Pádua.
O Dia da Internet é comemorado em 29 de outubro. Arte: Ana Beatriz Pádua

Em 29 de outubro, a internet completa 50 anos. O início da rede é marcado pela primeira mensagem enviada por ela. A troca aconteceu entre cientistas da computação da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), nos Estados Unidos, e o Instituto de Pesquisas da Universidade de Stanford, também nos EUA.

A mensagem – que era a palavra “login”, mas apenas a parte “lo” foi enviada imediatamente – criou o conceito de conectar computadores de diferentes lugares por um sistema, que depois foi chamado de internet.

Confira, a seguir, 7 curiosidades sobre o mundo da internet:

1- O primeiro e-mail da história foi enviado em 1971

Ray Tomlinson foi quem enviou o primeiro e-mail. Foto: Andreu Veà/ Wikimedia Commons
Ray Tomlinson foi quem enviou o primeiro e-mail. Foto: Andreu Veà/Wikimedia Commons

O autor foi Ray Tomlinson, criador do e-mail, que enviou a mensagem para si mesmo como um teste para ver se a plataforma funcionava. 

2- 250 bilhões de e-mails são enviados por dia

Todo dia, 250 bilhões de e-mails são enviados no mundo. Foto: Jessekoeckhoven/ Wikimedia Commons
Todo dia, 250 bilhões de e-mails são enviados no mundo. Foto: Jessekoeckhoven/Wikimedia Commons

Oito a cada dez desses e-mails não são enviados por humanos – são, na verdade, mensagens automáticas que não foram solicitadas pelo usuário (chamadas de spam). Isso quer dizer que são enviados cerca de 200 bilhões de spams todos os dias.

3- O desenho do Garfield já teve seu próprio serviço de e-mails

O serviço de e-mails do Garfiel, que era chamado de G-Mail. Foto: CommTouch Software Incorporated/ Reprodução.
O serviço de e-mails do Garfield, que era chamado de G-Mail. Foto: CommTouch Software Incorporated/Reprodução

O serviço de e-mails do gato amante de lasanha era chamado de G-mail. Ele foi lançado em 1998 (antes do e-mail da Google, que foi ao ar em 2004) e o final dos endereços dos usuários era sempre @catsrule.garfield.com (em português, @gatosdominam.garfield.com).

4- A primeira webcam foi inventada para monitorar uma cafeteira

Imagem feita pela primeira webcam. Foto: YouTube/ Reprodução.
Imagem feita pela primeira webcam. Foto: YouTube/Reprodução

Na Universidade de Cambridge, na Inglaterra, existia apenas uma cafeteira em 1991, de modo que era comum encontrá-la quase sempre vazia. Para evitar essa surpresa desagradável, um grupo de cientistas inventou uma câmera que capturava três imagens por minuto e a instalou bem na frente da máquina para monitorá-la, garantindo que a bebida fosse reposta.

5- Uma idosa já cortou acidentalmente um cabo que fornecia internet para quase toda a Armênia

A mulher estava procurando pedaços de cobre quando encostou sua pá em um fio que deixou a Armênia sem internet. Foto: Matthew Horwood/Getty Images
A mulher estava procurando pedaços de cobre quando encostou sua pá em um fio que fornecia internet para a Armênia sem internet. Foto: Matthew Horwood/Getty Images

Após uma mulher de 75 anos cortar sem querer um cabo responsável por fornecer internet para 90% da Armênia, o país ficou sem acesso à web por cinco horas. Ela morava na Georgia, nos Estados Unidos, e estava cavando, em busca de pedaços de cobre para vender, quando a pá que usava esbarrou no cabo. 

6- O inventor da Rede Mundial de Computadores é considerado um dos cavaleiros da rainha da Inglaterra

Tim Berners Lee foi o inventor da rede. Foto: Wikimedia Commons
Tim Berners-Lee foi o inventor da rede. Foto: Wikimedia Commons

Tim Berners-Lee, criador da Rede Mundial dos Computadores (o sistema que permite que qualquer computador com internet tenha acesso ao mundo virtual) ou World Wide Web (na sigla, WWW) se tornou cavaleiro da rainha Elizabeth II por sua invenção em 2003. O título de cavaleiro (ou dama, para mulheres) é dado como prêmio para pessoas que tiveram contribuições importantes para seu país ou para o mundo. 

7- O clipe da música “Despacito” é o vídeo mais assistido da história do YouTube

O clipe da música "Despacito", de Luis Fonsi, é o vídeo mais visto do YouTube. Foto: YouTube/ Reprodução.
Imagem do clipe da música “Despacito”, de Luis Fonsi. Foto: YouTube/Reprodução

A música, do cantor Luis Fonsi, é do gênero musical reggaeton e foi lançada em janeiro de 2017. O clipe acumula 6,4 bilhões de visualizações. 

Previsões para o futuro da internet
Em 2013, um grupo de cientistas da Universidade de Elon, nos EUA, e do Pew Research Center (um centro de pesquisas norte-americano) decidiu tentar prever o futuro da internet. Mais de 2.500 especialistas e desenvolvedores de tecnologia participaram do estudo, que chegou a algumas apostas para o futuro da internet até 2023. Confira:

-Monitoramento da saúde pela internet: aparelhos espalhados pelo lar das pessoas e pulseiras serão capazes de diagnosticar doenças sem a ajuda de um médico.

– Ensino a distância: professores darão cada vez mais aulas pela internet. Deste modo, os alunos poderão aprender com qualquer professor do planeta. 

– Aparelhos usados em casa serão conectados à internet: as geladeiras são um exemplo. Elas poderão, entre outras funções, avisar quando um alimento está perto de acabar.

Fontes: BBC, BBC, BuzzFeedNews, Fossy Bites, Gizmodo, Life Hacks,  Revista Planeta e The Guardian.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (6)

  • Ana Luiza

    2 anos atrás

    quero mais pesquisas

  • BENICIO LUCAS NASCIMENTO

    3 anos atrás

    O vídeo despacito praticamente todos do mundo inteiro assistiram hoje tem 7 bilhões de visualizações faltaram apenas 800 milhões de visualizações para o mundo inteiro ver... Ele deve ter treinado muito para conseguir tantas visualizações e impressionar o público

  • Jack Meoff

    3 anos atrás

    Achei bem legal, bem útil

  • Raphael

    4 anos atrás

    Muito legal saber que o email ja era uma função antiga dos computadores e saber que alguém cortou a internet de um pais inteiro o nome do g-mail originalmente era do garfield que a primeira webcam foi criada para monitorar uma cafeteira que ironia né uma simples musica alcanca 6 bilhões de visualizações na materia poderia colocar quando o primeiro podcast que foi criado

  • Eliana Marianno Canoso

    4 anos atrás

    Eu adorei essa reportagem, ela faz com que entendemos um pouco mas sobre a internet, assim podemos compreender como ela funciona, eu adorei a noticia.

  • CEU EMEF JARDIM PAULISTANO

    4 anos atrás

    Eu amei,o jornal Joca faz com que entendêssemos mais um pouco sobre tecnologia. E, ainda por cima as pessoas aprendem sobre o rack da internet, resumindo amei a noticia PARABENS!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido